thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

43 GRAUS NA FRANÇA: O QUE ISSO NOS ENSINA?

As mudanças climáticas refletem as estações da vida que todos enfrentamos: períodos de calor intenso, desafios e desconfortos, mas também oportunidades para crescer e aprender

Enquanto trememos de frio aqui em São Paulo e no Sul do país, os europeus enfrentam o oposto: um calor tão extremo que já causou mortes. Só hoje, na França, fez 43 graus. É difícil imaginar para nós; mais ainda para quem está acostumado com o frio. Vi uma entrevista curiosa: um casal norueguês, de férias em Paris, reclamava que estava insuportável — difícil dormir, caminhar, até ficar na sombra. Pensei: um dos motivos para viajar é justamente buscar algo diferente, e mesmo assim há quem reclame.

Isso acontece em todo lugar. No Norte e Nordeste, não há frio intenso, mas há calor extremo e períodos de seca ou chuvas fortes. Ou seja, não importa onde, sempre lidamos com mudanças. A Bíblia diz que há tempo para tudo: calor e frio, riso e choro. Jesus ensinou que Deus envia o sol e a chuva sobre justos e injustos — todos têm as mesmas oportunidades, mas nem todos reagem da mesma forma.

Lembro que na Califórnia o clima é tão estável que brincam que o boletim do tempo poderia ser gravado com antecedência: sempre mínima de 23, máxima de 24. Mas lá também há terremotos, e todos vivem esperando “o grande terremoto” que um dia virá. Ou seja, até o clima perfeito tem seus abalos.

Assim é a vida: existem fases agradáveis e outras difíceis, mas todas passam. O frio de agora em São Paulo vai ceder à primavera; o calor insuportável, um dia, dará lugar a dias mais frescos. Enquanto isso, a gente se adapta: tira o casaco do armário, liga o ventilador, toma mais água. Reclamando não se resolve nada.

Se está tudo dando errado…

É claro que essa mensagem não é sobre clima, mas é sobre tudo na vida. Talvez, tudo que você coloca a mão para fazer parece estar dando errado. Calma. Respire. Não saia por aí chutando as coisas, porque vai dar mais errado ainda. Não tente lidar com os momentos ruins na sua vida reclamando, murmurando, chutando, xingando.

Não, meu amigo, minha amiga. Respire fundo e pergunte-se como é que eu posso fazer o melhor desse momento que eu estou vivendo agora? Essa é a pergunta que você tem que fazer enquanto você mantém aquela esperança de que isso vai passar.

Pois, se há uma coisa na vida que nunca muda é o fato de que tudo muda. Tudo passa. Tudo se transforma. Grandes mudanças costumam nascer de quedas duras. Pessoas que hoje vivem o auge muitas vezes decidiram recomeçar no pior momento.

Então, se o sol está forte, agradeça e busque sombra. Se chove, aproveite a água. Mesmo que o chão esteja tremendo ou o céu esteja cinza, lembre-se: acima de tudo há um Pai que cuida, ama e prometeu nunca abandonar você. Céus e terra passarão, mas as palavras Dele permanecem para sempre.

 

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso