thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

23 anos de casado me ensinaram isto

Imagem de capa - 23 anos de casado me ensinaram isto

Chegando aos 23 anos de casado em breve, e trabalhando com casais diariamente por vários anos, uma coisa eu tenho aprendido: vida amorosa feliz não é fruto de sorte, nem de cupido, nem de achar a pessoa certa, nem de crer em Deus.

Quem acha que é fruto de sorte, tem que crer na sorte. E quem crê na sorte, crê no azar. E como em qualquer jogo de azar, a chance de dar sorte é muito menor do que a de dar azar. A chance de perder na loteria é infinitamente maior do que a de ganhar. A chance de perder no dominó, no baralho, no bingo etc. — sempre é maior que a de ganhar. Você tem certeza que quer basear sua vida amorosa na sorte?
Quem crê em cupido, alma gêmea, cara metade ou que o amor está escrito nas estrelas realmente precisa se educar um pouco mais. Basta dizer isso.
Quem acha que casamento feliz depende de achar a pessoa certa realmente precisa de toda sorte do mundo.
E quem acha que crer em Deus é o suficiente para ser feliz no amor, explique por favor tantos cristãos divorciados ou vivendo em casamentos de fachada.
Vida amorosa feliz, pura e simplesmente, é fruto de trabalho. Casamento feliz é possível e muito bom, mas dá trabalho. Não é fruto do acaso. Não é automático.
Eu e Cristiane cremos em Deus mas um dia ela falou que queria se separar de mim. Se alma gêmea existe, eu não sou a da Cristiane nem ela a minha. Por 12 longos anos, havia muitas brechas e arestas em nossa relação exatamente porque nós não completávamos um ao outro perfeitamente. A sorte do nosso casamento estava nos levando para o brejo.
As coisas só mudaram quando entendemos que se nosso casamento fosse funcionar, teria de ser com nossos próprios esforços.
Muda isso, deixa de ser egoísta naquilo, reconhece que precisa mudar aqui, faz um esforço para ser diferente ali, usa a inteligência acima da emoção, busca a Deus mas faz a sua parte também — foi assim, resumidamente, que tudo mudou.
E não foi algo que fizemos naquela altura e depois que resolvemos os problemas deixamos de fazer. Não. Até hoje, todos os dias, nós continuamos trabalhando em nossa relação. Temos que prestar atenção um no outro. Temos que ser vigilantes com a cultura anti-casamento ao nosso redor. E temos que manter nosso relacionamento com Deus em dia, pois disso vem a habilidade para praticar o que sabemos.
Se nós fazemos isso, você também pode. Basta querer. E você pode começar já.
Aqui vão 8 dicas de como começar.
 
===
Cristiane e eu começamos recentemente a fazer palestras para casais e solteiros inteligentes às quintas-feiras aqui em São Paulo. Ocasionalmente, vídeos dessas palestras serão colocados aqui no blog. Mas se você mora em Sampa e quer investir no amor inteligente, esteja com a gente nesta quinta 20h. Admissão franca. Av. João Dias, 1800 – Santo Amaro.
 
Veja também:

Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…