thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

2° OBSERVÂNCIA DE JESUS PARA VOCÊ (essa é periodicamente)

Você quer saber como anda o seu relacionamento com Deus?

Anteriormente, nós falamos sobre uma observância do Senhor Jesus: o batismo nas águas. Hoje, vamos falar sobre uma segunda observância que o Senhor Jesus nos deixou: a Santa Ceia.

A Santa Ceia está baseada na Páscoa, nos tempos em que Deus tirou o povo hebreu da escravidão no Egito. Então, eles tinham que sacrificar um cordeiro, eles iriam partir para a Terra Prometida e tinham que marcar os umbrais das portas com o sangue do cordeiro, porque o espírito da morte passaria sobre todo o Egito ferindo o primogênito de toda família que não tivesse a marca do sangue do cordeiro. Então, eles comeram daquele cordeiro, de ervas amargas e pães sem fermento (simbolizando toda a amargura, tristeza e escravidão que eles viveram no Egito).

Ora, o Senhor Jesus reduziu a Santa Ceia para um pão e um suco de uva. E, ali, Ele simbolizou que deixamos a velha aliança do Egito, apresentada no Antigo Testamento, substituindo-a por uma nova aliança (maior e melhor). A nova aliança não seria mais por sangue de cordeiros, mas pelo sangue do Filho de Deus. E o que aconteceria, agora, não era o abandono de uma terra, de um Egito, de uma escravidão, mas de vida. Então, a Santa Ceia representa que deixamos para trás a vida velha, de escravidão, e começamos uma nova vida com Deus, olhando para a Terra Prometida (que é a nossa vida nos Céus). Foi por isso que o Senhor Jesus, quando instituiu a Santa Ceia, disse: “Tomai, comei; isto é o Meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim” (1 Coríntios 11:24) e “(…) anunciais a morte do Senhor, até que venha” (1 Coríntios 11:26).

Por que o Senhor Jesus mandou que celebrássemos a Santa Ceia regularmente e não uma vez só? Nós podemos entender a Santa Ceia de um ponto de vista no passado, no presente e no futuro.

  • Passado: o Senhor Jesus ordenou que nós lembrássemos da morte dEle. A Santa Ceia nos remete à cruz. Ele entregou a vida por nós em perfeito sacrifício. Jesus Se tornou esse cordeiro do sangue dos umbrais nas portas do Egito. E o sangue dEle é colocado não nas portas, mas sobre nós. De forma que o espírito da morte não pode tocar naqueles que estão cobertos pelo sangue do Senhor Jesus. E também nos lembramos de onde o Senhor Jesus nos tirou, a vida de escravidão no Egito que vivíamos. E, mesmo assim, Ele nos amou, nos perdoou, nos salvou e nos trouxe para a Sua maravilhosa luz.
  • Presente: Não podemos comer do pão e beber do cálice de qualquer maneira. Qual é a minha condição espiritual diante de Deus? E se algo nos condena, nós temos que resolver o quanto antes. A nossa comunhão com Deus não pode ser manchada pela desobediência.
  • Futuro: a Santa Ceia nos faz pensar no Céu. Ela nos faz lembrar que estamos em uma jornada rumo ao nosso destino. Você tem certeza de que está aprovado diante de Deus? Ou, talvez, já tenha perdido o rumo?

Acompanhe a mensagem completa no vídeo acima e entenda mais sobre esse tema.

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso