thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

2 ATITUDES QUE TE IMPEDEM DE MUDAR (E 1 QUE MUDA)

Atitudes diferentes trazem resultados diferentes. E agora o que você vai fazer a respeito?

A maioria das pessoas não veem mudança significativa em suas vidas. Porque ficam esperando as coisas melhorarem ou têm medo de tomar a atitude necessária para que as coisas melhorem. Quer dizer, nas duas opções elas não fazem nada, ficam inertes diante da situação.

Preste muita atenção, a vida só vai mudar quando você mudar as suas atitudes, quando você fizer alguma coisa diferente. Mais do mesmo só vai trazer mais do mesmo resultado. Porém, essas duas atitudes – atitude de esperar as coisas melhorarem ou atitude de ter medo (você sabe o que fazer, mas tem medo de fazer ou preguiça de fazer) – são as atitudes mais comuns do ser humano. Como a gente é naturalmente confortável, criaturas de hábito, a gente costuma sempre fazer as mesmas coisas todos os dias, não é verdade? Porque você entrou numa rotina. Você entrou numa roda gigante e a roda está girando. E você está ali. E, ao mesmo tempo que você está na roda, você está reclamando da roda. De vez em quando, as coisas dão uma melhorada, porque, na roda, quem está lá embaixo hoje, daqui um pouquinho, estará lá em cima. Amanhã tem uma vista melhor. Daqui a pouquinho, baixa tudo de novo. Você reclama. É sempre a mesma coisa. Mas é você quem está na roda gigante. Foi você quem entrou na roda. Você só faz as mesmas coisas sempre. Ou fica na esperança de que, por alguma razão do acaso, a sua vida vai melhorar. Ou Deus vai fazer alguma coisa por você e as coisas vão melhorar.

Mas, em Filipenses, capítulo 2, versículo 13, diz que Deus é o que opera tanto o querer, como o efetuar, segundo a boa vontade dEle. Veja que Deus não faz as coisas por nós. Ele faz as coisas em nós, através de nós. Só que Ele não força ninguém. Ele coloca ímpetos em nós. Ele coloca a fé, a disposição. Ele opera, muitas vezes, uma intuição, que é o “querer”. Você tem um ímpeto de fazer uma coisa diferente. Mas, ao mesmo tempo que vem o ímpeto de Deus, também vem a dúvida humana. Vem o medo, a preguiça.

Quando Deus coloca o querer, Ele também coloca o efetuar. Ou seja, o poder de colocar aquele querer em prática. O problema é que a gente quer as coisas prontas, feitas no nosso colo. A gente quer um Deus que vai vir como homem, com uma capa vermelha e nos resgatar na hora do perigo. É isso que a gente quer: um Deus super-herói. E Deus não é super-herói. Deus é Pai, Deus é amigo, é orientador, Deus é guia, é companheiro. Deus dá a estratégia, dá a fé para agir. Mas Ele não age por nós, Ele age em nós.

Portanto, se você está nesta inércia de ficar esperando as coisas melhorarem ou com medo de tomar atitude necessária para as coisas mudarem, desperte agora! Deus está colocando em você o querer e o efetuar, segundo a boa vontade dEle. O que é que você vai fazer com isso agora? Com essa informação? Você vai virar a página e seguir o seu dia como ontem, como todos os outros dias, ou você vai fazer hoje, agora, alguma coisa diferente?

imagem do author
Colaborador

Bispo Renato Cardoso