thumb do blog Renato Cardoso
thumb do blog Renato Cardoso

13 PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVE SE FAZER ANTES DE TERMINAR O ANO

Essas perguntas vão lhe ajudar a fazer do seu passado uma referência e não uma residência! Faça hoje mesmo

Você não tem que fazer do seu passado o lugar que você mora, você tem que fazer do seu passado um lugar que você tem exemplos do que fazer e do que não fazer, o que deixar e o que repetir.

Pois, quando você fica vivendo no passado, sua vida para no presente e, obviamente, o seu futuro também fica comprometido.

A pessoa que vive se lamentando pelo leite derramado, guardando mágoas, revivendo um episódio de decepção, de traição, de perda, de frustração, que alimenta sentimentos ruins no presente, está roubando o seu presente e o seu futuro com essas lembranças. O passado tem uma utilidade muito grande, mas não é essa.

O passado quando é usado como referência, tanto positiva como negativa, ele instrui o nosso presente e o nosso futuro, ele nos ajuda a ajustar o curso, ajustar a nossa rota para determinarmos se vamos chegar ao destino que queremos ou não.

A Palavra de Deus diz assim:

“Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco…” Ageu 1:5,6

Considerar é uma atitude da mente. É uma avaliação, é você observar com atenção, com cuidado.  Considerar os seus caminhos significa não simplesmente dizer “o que passou, passou, vamos em frente”. Tem um valor nisso, no sentido de você entender que não pode mudar o seu passado, mas pode usar o passado para mudar o presente e o futuro.

Os atletas de alta performance fazem isso o tempo todo, homens e mulheres de negócios também sempre estão usando o passado como uma referência do que fazer diferente e melhor daqui para a frente.

Nós estamos agora, por exemplo, chegando ao final de mais um ano. Este momento é o ideal para você refletir:

  1. O que eu fiz que deu muito certo?
  2. O que eu fiz que foi bom para mim?
  3. O que eu fiz que foi bom para minha família?
  4. O que eu fiz que foi bom para o meu trabalho?
  5. O que eu fiz que foi bom para minha saúde?
  6. O que eu fiz que foi bom para a minha vida espiritual?
  7. O que eu fiz que foi mau?
  8. O que eu devo abandonar na minha vida?
  9. Quais as pessoas que acrescentaram na minha vida este ano?
  10. Quais amizades que eu devo fortalecer?
  11. Quais as pessoas que subtraíram?
  12. Eu termino esse ano com mágoa de alguém?
  13. O que é que devo mudar com respeito aos meus hábitos?

Assim como as empresas fazem um balanço todo final de ano, você tem que fazer um balanço da sua vida. Use o seu passado como referência, mas não mude para lá. Olhe para frente, mas com a instrução do que o seu passado lhe ensinou.

A Palavra de Deus te ensina como fazer isso, então, se atente para a Palavra. Aproveite esses últimos dias de 2022 para fazer essa autoavaliação e tomar as suas decisões daqui para frente.

imagem do author
Colaborador

Renato Cardoso