Rede aleluia

Notícias | 8 de maio de 2019 - 10:37


Selo, que pode ter pertencido a Natã-Meleque, é descoberto em Jerusalém

Personagem bíblico é citado no segundo livro de Reis, confira

Um selo de argila, de 2,6 mil anos, foi encontrado no Parque Nacional Cidade de Davi, em Jerusalém, por arqueólogos da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA, na sigla em inglês) e da Universidade de Tel-Aviv.

A inscrição do objeto foi decifrada pelo especialista Anat Mendel-Geberovich e dizia: “Natã-Meleque, servo do Rei”. Indicando que o item pertencia à essa pessoa.

Quem foi Natã-Meleque?

Curiosamente, Natã-Meleque é citado na Bíblia: “Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.” 2 Reis 23.11

Naquela época, um selo era utilizado para assinar documentos e fechar cartas. Portanto, há indícios muito fortes de que o artefato possa ter pertencido ao “Natã-Meleque” bíblico.

“Embora não seja possível determinar com absoluta certeza que o Natã-Meleque mencionado na Bíblia era de fato o dono do selo, é impossível ignorar alguns dos detalhes que os ligam”, disse Anat Mendel-Geberovich, em entrevista ao The Jerusalem Post.

Fidelidade dos relatos bíblicos

Igualmente, o Universal.org já noticiou sobre outras descobertas arqueológicas que apontam para a fidelidade dos relatos do Texto Sagrado.

Como, por exemplo, quando pesquisadores descobriram que a região de Jizreel realmente era utilizada para plantação de vinhas. A Bíblia diz que, ali, havia a vinha de Nabote.

Ou quando um selo, da Idade do Ferro, foi encontrado contendo a inscrição: “Isaías – Profeta”. Indicando que pode ter pertencido ao profeta Isaías.

Essas descobertas trazem mais informações sobre o sistema administrativo, a cultura, a economia e o contexto dos tempos bíblicos.

Entretanto, muito além disso, surgem para testificar a veracidade das Escrituras.

Novela Jezabel

De segunda a sexta-feira, às 20h45, a Record TV está exibindo a superprodução Jezabel, que conta a história da rainha fenícia inimiga de Deus.

Para saber mais sobre a novela, acompanhe os conteúdos do Universal.org.


  • Daniel Cruz / Foto: Reprodução Eliyahu Yanai/ Cidade de Davi 


reportar erro