Selo que pode ter pertencido ao profeta Isaías é encontrado em Jerusalém

Ele foi encontrado há 3 metros do selo do rei Ezequias

Imagem de capa - Selo que pode ter pertencido ao profeta Isaías é encontrado em Jerusalém

Ele tem cerca de 12 milímetros de diâmetro, sua cor é amarronzada – fazendo com que ele se camufle em meio à terra das escavações arqueológicas -, seu período é da Idade do Ferro e em uma de suas faces há a inscrição: “Isaías – Profeta”.

Esse foi o pequeno objeto que deixou a pesquisadora Eilat Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, animada. O motivo é que suas características indicam que ele pode ter pertencido ao próprio profeta dos tempos Bíblicos.

O selo foi encontrado a aproximadamente 3 metros do local, em Jerusalém, onde o selo do rei Ezequias, que governou sobre Judá, foi achado em 2015. Na época, os arqueólogos não perceberam o minúsculo objeto em meio ao barro – que só pôde ser encontrado, porque o método para vasculhar o terreno do local foi modificado. A descoberta foi divulgada na revista “Biblical Archaeology Review”.

Leia também: Profetas da Bíblia: Isaías

Como mostra a imagem ao lado, abaixo do nome “Isaías”, aparecem as letras “nvy”, que são as três primeiras letras da palavra “navy”, que significa “profeta” em hebraico, segundo a publicação.

Frequentemente, artefatos arqueológicos encontrados na Terra Santa comprovam ou se relacionam com informações encontradas na Bíblia, revelando a autenticidade do Texto Sagrado, que se mantém intacto ao longo dos séculos.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Divulgação Eilat Mazar