Palestra “Cuidando de quem cuida” reúne profissionais da saúde em SP

Promovida pelo Grupo da Saúde da Universal, o objetivo foi ensinar a todos como se deixar ser cuidado por Deus. Saiba mais

Imagem de capa - Palestra “Cuidando de quem cuida” reúne profissionais da saúde em SP

O número de suicídios entre jovens estudantes de medicina e médicos formados vem aumentando assustadoramente. Segundo uma estimativa da American Foundation for Suicide Prevention indica que, em média, 300 a 400 médicos cometem suicídio por ano em todo o mundo. Embora haja alguma variação nas pesquisas, a maior parte dos estudos indicam que as taxas de suicídio entre os médicos são maiores do que a população em geral, especialmente entre as mulheres. As principais causas são: a presença de transtorno psiquiátrico, sofrimento relacionado a altas cargas de estresse no trabalho e privação do sono.

Mas, como lutar contra esse mal que tem atingido os profissionais da saúde? Muitos acreditam que a fé e a ciência têm caminhos opostos, já outros afirmam que ambos podem sim caminharem juntos.

Na palestra realizada pelo Grupo da Saúde no último domingo,16, para um pouco mais de 60 profissionais da área da saúde. Entre eles, médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, entre outros. O assunto abordado foi exatamente a importância da conciliação entre a fé e a ciência.

O Bispo Eduardo Ribeiro, atual responsável pelo projeto, foi quem ministrou a palestra, que teve início às 16h. Durante o encontro, ele fez questão de destacar a seriedade em cuidar daqueles que cuidam de outras pessoas.

“Deus chamou todos vocês para salvar vidas e almas. Vocês não só podem cuidar do emocional, mas também da parte física de uma pessoa. Não adianta a minha alma estar bem e meu corpo doente. Se você está precisando ser ajudado, então deixe de lado o orgulho, a posição, o estudo e reconheça que precisa de auxílio”, comentou.

E foi o que a psicanalista Cristina Calvi Veloso (foto ao lado), de 51 anos fez, quando voltou à Universal há cerca de um ano, já que no passado, ela e o esposo já haviam frequentado a Igreja.

Devido ao esgotamento e muitas horas de trabalho, ela adquiriu uma grave doença renal.

“Não me alimentava bem, não tomava água, acabei desenvolvendo um problema nos rins e tive que passar por mais de dez procedimentos cirúrgicos. Cheguei à Universal bem debilitada, bem doente, nem ao menos podia cuidar dos meus pacientes. Meu esposo foi quem fez o convite para retornar às nossas raízes. Graças a Deus encontrei a cura, a fé e recebi a maior felicidade: o Espírito Santo”, disse.

Ela ainda afirmou que para ajudar outras pessoas é preciso estar forte e, por isso, é preciso buscar ajuda espiritual.

“É muito importante participar das palestras ministradas aos profissionais da saúde. É preciso que as pessoas – que buscam esse alimento – fiquem fortes, porque uma vez fortalecidas, elas poderão ajudar outras pessoas também. Se não buscarmos este fortalecimento, esta ajuda espiritual, de nada adianta. Todas as vezes que venho à palestra, saio mais forte, determinada, não só para realizar o meu trabalho, como também para ajudar as pessoas”, relatou a profissional.

A doutora Elisiane Zenaro, especialista em oncologia clínica, (foto ao lado) também participou do encontro e destacou a importância das palestras para os profissionais da saúde.

“Palestras como estas são de suma importância, ainda mais quando aprendemos como falar de Deus e dar uma palavra de fé aos pacientes. Sabemos o quanto uma palavra pode matar e também trazer vida. É muito importante, na nossa função de médico, levar uma palavra de fé, falar de Jesus. Nós temos esse poder, pois os pacientes creem muito nas palavras do médico”, afirmou.

Aprendendo com o tour

Após a palestra, os participantes foram surpreendidos com um convite para realizar o Tour no Jardim Bíblico do Templo de Salomão.

Ao entrarem no “Egito”, todos puderam aprender sobre a história do povo de Israel, desde a escravidão até a libertação total. Ali, o sacerdote também apresentou a todos a réplica fiel do Tabernáculo de Moisés e o Memorial dos Templos de Jerusalém.

Entre os convidados estava Camilla Estevão de Franca (foto ao lado), de 41 anos. A biomédica foi convidada por um amigo a participar da palestra e também realizar o tour.

“É a primeira vez que venho na Universal. Após um convite feito por um amigo, eu decidi vir. Estou amando, é como se fosse um recomeço. Observei cada detalhe, foi um conhecimento nobre, é indescritível o conhecimento que eles nos passam”, comentou.

Há 26 anos, Ricardo Cezar Cypriani (foto ao lado), de 56 anos, atua como médico clínico e também na área da medicina ocupacional. Casado com a enfermeira Rosangela Cypriani, o doutor participou pela primeira vez do tour e contou ao site Universal.org como foi a sua experiência.

“O tour é maravilhoso, é uma demonstração histórica da nossa própria fé, só reforça tudo aquilo que a gente crê, com riquezas de detalhes e esmero. Isso é importante para qualquer pessoa cristã ou não cristã, ou seja, conhecer essa história viva do que foi o Êxodo e o cuidado de Deus com esse povo”, disse.

Trabalho do Grupo da Saúde

Com o intuito de alcançar o maior número de sofridos, a Universal leva palavras de fé aos enfermos que se encontram nos leitos dos hospitais. Antes, uma equipe formava o Grupo do Hospital e evangelizava na porta das instituições, prontos-socorros e postos de saúde de todo o País.

Após uma reformulação em janeiro de 2018, surgiu o Grupo da Saúde que presta um trabalho ampliado e ainda mais específico, com ações que oferecem apoio emocional e espiritual por meio de cursos e palestras aos voluntários e, principalmente, aos profissionais da área.

Faça parte você também

Se você deseja participar deste grupo, enviei um email para: grupodasaudesaopaulo@gmail.com ou pelo WhastApp: (11) 99748-7596. Se está fora de São Paulo, clique aqui e encontre uma Universal mais próxima de sua casa.

Tour pelo Jardim Bíblico do Templo de Salomão

Se você deseja viver essa experiência, é possível agendar uma visita individual ou em grupo pelo telefone (11) 3573-3535 ou pelo e-mail passeio@jardimbiblico.com. Toda visita ao Jardim Bíblico é orientada por um guia. Para mais informações, clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Vinicius Gomes