Grupo da Saúde passa por importante reformulação

O auxílio espiritual e social, antes destinado aos pacientes, foi estendido também aos profissionais da área

Imagem de capa - Grupo da Saúde passa por importante reformulação

Este ano certamente ficará marcado para os voluntários do Grupo da Saúde, um dos mais importantes braços de evangelização da Universal. Isso porque, com o intuito de alcançar ainda mais sofridos no ambiente hospitalar, no início do ano, o grupo – criado em 1980 como Grupo do Hospital – passou por uma importante reformulação.

Até então, o trabalho consistia basicamente em evangelizar nas portas dos hospitais, prontos-socorros e postos de saúde e realizar visitas nos leitos quando solicitadas pelos familiares. Agora, o auxílio espiritual e social, antes destinado só aos pacientes, foi estendido aos profissionais da saúde, que muitas vezes sofrem por causa da enorme carga de estresse a que são submetidos no exercício da profissão. Conheça a seguir as novidades:

Palestras para os profissionais da saúde

São realizadas mensalmente em hospitais e em outros locais por médicos voluntários e nelas assuntos como depressão, inteligência emocional e suicídio são abordados com a finalidade de zelar pelo bem-estar físico e mental daqueles que dedicam a vida ao cuidado de outras pessoas.

Apoio à saúde

Muitas pessoas passam horas em filas de postos de saúde e hospitais aguardando atendimento. Algumas vêm de outras cidades para garantir uma vaga. Durante as madrugadas, os voluntários percorrem esses locais para servir café da manhã aos que aguardam nas filas, bem como aos funcionários das unidades de saúde.

Sorriso Saúde

Os voluntários se vestem de palhaço e outros personagens para levar alegria aos pacientes, familiares e profissionais da saúde no ambiente hospitalar. Para isso, eles participam de uma oficina e se tornam capacitados para usar as técnicas necessárias para desenvolver essa atividade.

Agente do Bem-Estar

O interessado participa de um curso preparatório com duração de quatro semanas e será orientado como realizar o trabalho no ambiente clínico-hospitalar. O curso é ministrado por profissionais da saúde e de outras áreas, para que o voluntário se torne apto a realizar as ações.

Doação de sangue

Regularmente, os voluntários se mobilizam para doar sangue. Só no primeiro semestre deste ano foram realizadas duas campanhas que mobilizaram aproximadamente 10 mil doadores.

O Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo trabalho em todo o País, destaca que o apoio espiritual e emocional proporcionado aos pacientes durante as visitas é muito importante. “Os médicos e enfermeiros relatam que essas pessoas reagem melhor ao tratamento porque passam a acreditar que podem vencer a doença”, diz.

Para participar, entre em contato pelo WhatsApp (11) 94821-0173, pelo e-mail admcentraldasaude@gmail.com ou procure a Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Fotos: Cedidas