Rede aleluia

Notícias | 8 de maio de 2019 - 10:58


O que a Bíblia quer dizer com “colocar a mão no arado”?

Entenda o motivo do Senhor Jesus ter usado esse exemplo sobre a vida cristã

Certa vez, o Senhor Jesus disse: “… Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9.62

É interessante notar a metáfora que o Filho de Deus usou. Ele fala sobre pegar o arado e não olhar para trás.

O que é arar a terra?

Na agricultura, antes de se plantar algo, a pessoa deve abrir a terra, revolvendo-a, para que ela seja descompactada (imagem ao lado). Com isso, muitos benefícios são percebidos. Como, por exemplo, a melhora na infiltração da água no solo e a contribuição para o desenvolvimento das raízes das plantas. Essa prática existe desde a antiguidade, entre os povos.

Por que, no arado, não se olha para trás?

Entretanto, para que a atividade seja bem-sucedida, o lavrador deve seguir em linha reta sobre o solo (como mostra a imagem acima).

Mas, como é possível seguir em linha reta para frente, enquanto se olha para trás? Não tem como! Porque a pessoa precisa se manter focada no que está fazendo. Não pode olhar para outras direções, porque corre o risco de “sair da linha”.

Leia também: O que Pedro pode nos ensinar sobre as tentações?

Rumo até o Reino dos Céus

Então, da mesma maneira é o caminho que leva ao Reino de Deus. O seguidor de Cristo dever ter o olhar fixo no seu objetivo. Deve deixar o seu passado de erros para trás e também não pode dar atenção para as dúvidas contra a fé que surgem pelo caminho. Deve ignorar totalmente o brilho deste mundo corrompido e trilhar até a Salvação.

Como o apóstolo Paulo observou em uma de suas cartas: … uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o Alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14

Em outras palavras, quando abraçamos a fé, temos que a seguir até o fim. Participando dos encontros na igreja, lendo a Bíblia, orando, jejuando, fazendo tudo com amor e reverência para Deus, nos submetendo à vontade dEle. Até que chegue o nosso último dia nessa Terra e alcancemos o Reino dos Céus por toda a eternidade.

 “Para o Senhor, é tudo ou nada”

Sobre essa passagem bíblica, o Bispo Edir Macedo comenta em suas anotações bíblicas: “A incumbência do servo de Deus é olhar para frente continuamente, estar sempre atento à Voz Divina e não nutrir pesar algum por aquilo que deixou para trás. Para o Senhor, é tudo ou nada. Se não for assim, esse servo não estará apto para o Reino de Deus.”

Faça uma aliança com Deus

Infelizmente, muitas pessoas até frequentam as reuniões na igreja, mas ainda não fizeram um pacto com o Autor da Vida. Então, não perca tempo. Faça uma autoavaliação sobre como você tem conduzido a Salvação da sua alma.

Na Universal há encontros diários e em diversos horários. Procure o endereço mais perto de você, clicando aqui, e participe!

Acesse, também, o Pastor Online e busque uma orientação espiritual para a sua vida.


  • Daniel Cruz / Fotos: iStock, Jose Reynaldo da Fonseca (CC)/Wikipedia 


reportar erro