Rede aleluia
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 8 de maio de 2019 - 10:58


O que a Bíblia quer dizer com “colocar a mão no arado”?

Entenda o motivo do Senhor Jesus ter usado esse exemplo sobre a vida cristã

Certa vez, o Senhor Jesus disse: “… Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.” Lucas 9.62

É interessante notar a metáfora que o Filho de Deus usou. Ele fala sobre pegar o arado e não olhar para trás.

O que é arar a terra?

Na agricultura, antes de se plantar algo, a pessoa deve abrir a terra, revolvendo-a, para que ela seja descompactada (imagem ao lado). Com isso, muitos benefícios são percebidos. Como, por exemplo, a melhora na infiltração da água no solo e a contribuição para o desenvolvimento das raízes das plantas. Essa prática existe desde a antiguidade, entre os povos.

Por que, no arado, não se olha para trás?

Entretanto, para que a atividade seja bem-sucedida, o lavrador deve seguir em linha reta sobre o solo (como mostra a imagem acima).

Mas, como é possível seguir em linha reta para frente, enquanto se olha para trás? Não tem como! Porque a pessoa precisa se manter focada no que está fazendo. Não pode olhar para outras direções, porque corre o risco de “sair da linha”.

Leia também: O que Pedro pode nos ensinar sobre as tentações?

Rumo até o Reino dos Céus

Então, da mesma maneira é o caminho que leva ao Reino de Deus. O seguidor de Cristo dever ter o olhar fixo no seu objetivo. Deve deixar o seu passado de erros para trás e também não pode dar atenção para as dúvidas contra a fé que surgem pelo caminho. Deve ignorar totalmente o brilho deste mundo corrompido e trilhar até a Salvação.

Como o apóstolo Paulo observou em uma de suas cartas: … uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o Alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.13-14

Em outras palavras, quando abraçamos a fé, temos que a seguir até o fim. Participando dos encontros na igreja, lendo a Bíblia, orando, jejuando, fazendo tudo com amor e reverência para Deus, nos submetendo à vontade dEle. Até que chegue o nosso último dia nessa Terra e alcancemos o Reino dos Céus por toda a eternidade.

 “Para o Senhor, é tudo ou nada”

Sobre essa passagem bíblica, o Bispo Edir Macedo comenta em suas anotações bíblicas: “A incumbência do servo de Deus é olhar para frente continuamente, estar sempre atento à Voz Divina e não nutrir pesar algum por aquilo que deixou para trás. Para o Senhor, é tudo ou nada. Se não for assim, esse servo não estará apto para o Reino de Deus.”

Faça uma aliança com Deus

Infelizmente, muitas pessoas até frequentam as reuniões na igreja, mas ainda não fizeram um pacto com o Autor da Vida. Então, não perca tempo. Faça uma autoavaliação sobre como você tem conduzido a Salvação da sua alma.

Na Universal há encontros diários e em diversos horários. Procure o endereço mais perto de você, clicando aqui, e participe!

Acesse, também, o Pastor Online e busque uma orientação espiritual para a sua vida.


  • Daniel Cruz / Fotos: iStock, Jose Reynaldo da Fonseca (CC)/Wikipedia 


reportar erro