A lamparina e o segredo de um rei para não perder a Salvação

Essa história lhe ensinará como manter os olhos naquilo que é mais importante

Imagem de capa - A lamparina e o segredo de um rei para não perder a Salvação

O bem mais precioso que uma pessoa pode receber é a Salvação da sua alma. O seu valor é tão inestimável, que o Senhor Jesus a comparou a uma pérola valiosíssima que um negociante, quando a encontrou, vendeu tudo o que possuía só para tê-la (leia em Mateus 8.45,46).

Contudo, há aqueles que, mesmo tendo começado bem a caminhada da fé rumo ao Reino dos Céus, com o decorrer do tempo, passaram a considerar as riquezas e a glória deste mundo mais valiosas do que a sua Salvação.

Conta-se uma história de um homem que tinha muita dificuldade em cuidar da sua vida espiritual e ele conhecia um rei, que apesar de muito rico, era conhecido por sua generosidade, desapego e, principalmente, temor a Deus.

O homem então procurou o rei, a fim de saber qual era o segredo para não se deixar corromper pela glória e riqueza deste mundo.

O rei lhe respondeu: “Acenda uma lamparina e passe por todas as dependências do palácio e você descobrirá qual é o meu segredo!”.

Porém, o rei alertou: se o homem deixasse a chama da lamparina se apagar, no mesmo instante cairia morto.

O homem, seguindo a instrução do rei, acendeu uma lamparina e começou a visitar todas as salas do palácio.

Após algumas horas, voltou à presença do rei, que lhe perguntou se ele havia conseguido ver todas as suas riquezas.

O pobre homem, que ainda tremia, porque todo o tempo temeu perder a vida caso a chama se apagasse, respondeu: “Majestade, eu não vi absolutamente nada. Estava tão preocupado em manter acesa a chama da lamparina que só fui passando pelas salas, e não notei nada”.

Ao ouvir sua resposta, o monarca confidenciou: “Eu vivo assim, com toda a minha atenção para manter acesa a chama da minha fé. Por isso, embora tenha tantas riquezas, não tiro os meus olhos da maior delas, que é a minha Salvação”.

Mantenha a sua chama acesa

Nosso empenho tem que ser em todo o tempo manter a chama do Espírito Santo acesa em nós. Afinal, Ele é garantia da nossa Salvação (Efésios 1.13,14).

Por essa razão, a Palavra de Deus é clara quando alerta:
“Não extingais o Espírito. ” 1 Tessalonicenses 5:19

Ou seja, somos nós que, quando não vigiamos as nossas atitudes, corremos o risco de apagar a chama do Espírito Santo.

O Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé explica que o Espírito Santo, “desce sobre a vida daquele que se entregou ao Senhor Jesus, a fim de iluminá-lo, purificá-lo e fortalecê-lo. Se a Sua presença faltar, também faltará a luz do entendimento da vontade de Deus. É por isso que temos que cuidar para que o Espírito Santo jamais se extinga de dentro de nós”.

E como não apagá-lO?

O Bispo destaca que “é necessário haver uma vida de sacrifício constante na presença do Altíssimo, o que significa abrir mão das próprias vontades e jamais ceder aos apelos da carne”. Além disso, “muitos têm apagado o Espírito Santo de sua vida por não darem ouvidos à Sua Voz e se entregarem ao relaxamento espiritual”, finalizou.

Leia também:

Os três tipos de pessoas que acham que irão para o céu

Escola da Fé Inteligente

Reconhecemos o valor do Reino dos Céus quando fazemos dele a nossa prioridade. Isso inclui abrir mão das nossas vontades e decidirmos fazer a vontade de Deus.

Todas as quartas-feiras acontece a Escola da Fé Inteligente. As reuniões neste dia têm como objetivo aprender como manter a chama da fé acesa e protegê-la de tudo que pode apagá-la. Encontre aqui o endereço de uma Universal mais próxima e participe.