A importância do Grupo da Saúde

Neste dia 2 de julho, data que homenageia instituições e profissionais da saúde, entenda o papel da Universal nos hospitais

Imagem de capa - A importância do Grupo da Saúde

Os hospitais são grandes centros criados para o atendimento à população. Eles são fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas.

Eles funcionam 24 horas por dia e 7 dias por semana. Mas, são as pessoas que trabalham nele que fazem o lugar indispensável. Pessoas que se empenham, dia após dia, a fim de tornar a estadia do paciente menos traumática e mais breve possível.

Segundo o Ministério da Saúde, a definição de Hospital é “a parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica, integral, curativa e preventiva, sob qualquer regime de atendimento, inclusive domiciliar”.

Primeiro hospital no Brasil

No Brasil, a Santa Casa de Misericórdia, localizada na cidade de Santos (litoral sul paulista), foi fundada por Braz Cubas em 1º de janeiro de 1545. É a primeira instituição hospitalar brasileira. Em 2 de julho de 1945 foi inaugurada uma nova estrutura do hospital, instituindo-se, então, “O Dia do Hospital”.

O papel da Universal nos hospitais

Há um ano e meio-, a Universal trabalha incansavelmente para alcançar o maior número de sofridos, a fim de levá-los ao conhecimento da Verdade que cura e liberta, que é o Senhor Jesus.

Com o intuito de alcançar ainda mais sofridos, foi feita uma reformulação do grupo do Hospital, cujo trabalho consistia em evangelizar nas portas dos hospitais, prontos-socorros e postos de saúdes, além de fazer visitas nos leitos quando solicitadas pelos familiares. Atualmente se chama Grupo da Saúde.

A mudança não foi apenas no nome. O trabalho foi intensificado, pois além de ajudar os doentes, os voluntários passaram a oferecer apoio, também, aos familiares e aos profissionais de saúde. Esses, muitas vezes, têm a própria saúde física e emocional afetada, devido ao estresse da profissão ou por conta dos cuidados dispensados aos entes queridos.

Grupo da Saúde oferece curso de capelania hospitalar

Recentemente, o Grupo da Saúde e o Unigrejas, promoveram o curso de capelania hospitalar e formaram quase 2 mil voluntários em todo o Brasil.

A pessoa formada em capelania hospitalar pode prestar atendimento espiritual e religioso aos pacientes hospitalizados, bem como aos seus familiares, estendendo-se também aos profissionais da saúde e estudantes desta área. Paralelamente, a Capelania oferece apoio emocional, social, recreativo e educacional aos hospitais.

Seja um voluntário

Quer saber mais detalhes e informações? Procure o pastor responsável do Grupo da Saúde na Universal em que você frequenta ou entre em contato pelo WhatsApp (11) 94821-0173 ou email: admcentraldasaude@gmail.com.

Para solicitar uma visita do grupo em qualquer parte do Brasil, procure pelo SOS Saúde Templo no WhatsApp (11) 99748-7596 ou e-mail: visitas@sp.universal.org.br. O pedido será encaminhado à equipe mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Sabrina Marques / Foto: Getty Images