A tentação é produzida através da própria cobiça da pessoa
“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1. 13,15)
Deus nos prova, mas nunca nos tenta, a tentação é produzida através da própria cobiça da pessoa.
Por exemplo: o rapaz que fica olhando na TV ou internet para mulheres semi nuas, mulheres que ele nunca irá tocar, não age de forma inteligente, pois despertará o desejo, a cobiça e ela trará a tentação.
O diabo analisa a pessoa e quando descobre aquilo que chama a atenção dela, trabalha em cima disso.
Por isso a bíblia nos orienta a fugirmos de toda aparência do mal, não é que iremos fugir do diabo, até porque o Espírito Santo nos deu autoridade contra o mesmo, mas fugir de tudo aquilo que possa comprometer a nossa salvação, que venha representar um risco, mesmo que pequeno, para nossa vida com Deus.
Muitos caem na fé por serem auto confiantes demais, subestimam o diabo. Note que a maioria das pessoas que morrem afogadas, são aquelas que sabem nadar, que se sentem capazes de enfrentar certo trajeto à nado e no meio do caminho sofrem câimbras e acabam por se afogar. Assim também é a pessoa que percebe que determinadas coisas representa um risco espiritual e, ao invés de evitar, brinca com aquilo.
Como por exemplo, a pessoa que percebe que o seu namoro não tem nada de espiritual, trata-se apenas de atração física, se ela não por um fim a este relacionamento, mais cedo ou mais tarde irá cair em prostituição.
A palavra de Deus fala sobre Sansão, um homem que subjugava todos os seus inimigos, não havia ninguém que fosse capaz de derrotá-lo. Mas toda aquela força não foi capaz de resistir a uma mulher bonita e mesmo com as advertências de seus pais para não se relacionar com uma mulher estrangeira, ele se apaixonou por ela.
No início Sansão pensava ser um homem realizado, pois era forte, vencia seus adversários e tinha ao seu lado uma linda mulher, mas na verdade estava fraco, caído e por diversas vezes ao ser indagado por ela sobre qual seria o seu ponto fraco, contava estórias e a via fazer aquilo que seria sua fraqueza, ele estava brincando, flertando com o perigo. Até o dia em que contou o que de fato poderia enfraquecê-lo, teve seu cabelo cortado, perdeu suas forças, foi entregue aos inimigos, teve seus olhos vazados e serviu como diversão para os príncipes filisteus.
E é exatamente isto o que o diabo quer fazer com aquele que, por flertar com o pecado, acaba caindo: cegá-lo espiritualmente, perder a visão da salvação e transformá-lo em diversão para os demônios.
Aquele que teme a Deus foge da aparência do mal, não coloca em risco o seu bem mais precioso: sua salvação.
Veja o exemplo de José:
Diferentemente de Sansão, José não brincou com o perigo. Todas as vezes que a mulher de Potifar ia atrás dele, ele fugia. José nunca cobiçou aquela mulher, com certeza o diabo soprou seus pensamentos sobre ele, mas José fugiu do pecado.
Quando Sansão morreu Israel continuou sofrendo, já José se tornou governador do Egito e salvou todo o seu povo.
Fuja do pecado, não alimente a sua alma com os prazeres da carne, mas alimente o seu espírito com os pensamentos de Deus.
Deus nunca irá ouvir uma oração pedindo que não venham as tentações, mas sempre ouvirá quando orarmos pedindo para não cairmos em tentação, conforme Ele mesmo nos ensinou.
Bispo Domingos
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo