Você sabe quem foi Calebe?

Conheça a história do hebreu e veja como suas ações repercutem milênios depois

Imagem de capa - Você sabe quem foi Calebe?

Os hebreus haviam deixado o Egito há muito tempo, mas ainda não tinham encontrado a Terra Prometida. Sem a fé necessária para perseverar no caminho indicado por Moisés e Arão, muitos passaram a se inflamar contra os irmãos e a desrespeitar, por palavras e gestos, o Senhor que os libertou da escravidão.

Diziam eles:

Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto! Números 14.2

Outros completavam:

E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito? Números 14.3

Porém, dentre todos os hebreus, dois homens fizeram-se ouvir: Josué e Calebe. Eles afirmavam:

A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.

Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais. Números 14.7:9

Revoltados, os hebreus tentaram apedrejá-los, mas Deus os salvou e declarou que nenhum dos que falharam na fé veria a Terra Prometida,

Porém o Meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-Me, Eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá em herança. Números 14.24

Calebe milênios depois

Como é possível ver na passagem bíblica relatada acima, Calebe foi um hebreu perseverante na fé. Ele não se abalou diante dos obstáculos que os hebreus teriam de enfrentar, tampouco fraquejou frente aos inimigos. Antes, permaneceu firma na fé de que Deus o abençoaria e, de fato, isso ocorreu.

Milhares de anos após esses fatos ocorrerem, um grupo criado pela Universal escolheu homenagear aquele hebreu utilizando seu nome. O Grupo Calebe nasceu em 2012 e, em cinco anos, suas atividades alcançaram mais de 20 países.

Esse grupo, formado por pessoas com mais de 55 anos de idade, reúne integrantes com características semelhantes às do hebreu Calebe: fé, confiança em Deus, perseverança diante dos obstáculos. Um exemplo disso é o caso de Delma Maria do Carmo (foto acima) que, ao alcançar a terceira idade, viu-se deprimida.

“Cheguei na Universal arrasada”, lembra ela. “Eu estava desesperada, cansada, depressiva. Não tinha casa para morar e sofria muitas humilhações!”

A situação de Delma era tão delicada que ela sentia crescer cada vez mais dentro de si um enorme vazio. Após chegar à Universal, ela descobriu que esse buraco poderia ser preenchido e a melhor maneira de fazer isso era com a fé.

Em pouco tempo Delma juntou-se ao grupo Calebe, onde hoje sente-se feliz e participa de diversas atividades, dentre elas, uma especialmente dedicada a fazer a voz do grupo ser ouvida, tal qual a voz do hebreu foi ouvida por Deus milhares de anos atrás.

A voz do Calebe

O Coral Feminino do Grupo Calebe é um projeto criado e realizado na Universal do bairro Flamengo, cidade do Rio de Janeiro (RJ). Ali, dezenas de mulheres se reúnem quatros vezes ao mês para os ensaios, que são liderados pelo músico Genival Antônio Negrelly.

O coral existe há, aproximadamente, um ano e, no último dia 23, realizou uma apresentação especial durante o Encontro da Melhor Idade, onde 20 integrantes participaram.

“O trabalho do Calebe é muito forte aqui na Universal”, afirma o responsável pela evangelização no Flamengo, pastor Rosemberg Siqueira. “O grupo promove várias ações, tais como orações, ginástica, excursões e diversos cursos. Tudo pensado e elaborado para a terceira idade.”

Você também pode participar das atividades realizadas pelo Grupo Calebe. Para isso, basta ir diretamente à Universal no Flamengo, localizada na Rua Conde de Baependi, 44, ou visitar a Universal mais próxima de você e conversar com o pastor responsável a respeito do grupo. Veja, na galeria de imagens abaixo, como foi a apresentação do Coral Feminino do Grupo Calebe no sábado (23).

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagens: Universal