Você sabe qual é o real significado do sacrifício?

No Jardim Bíblico, os visitantes poderão entender o sentido da palavra e do ato

Imagem de capa - Você sabe qual é o real significado do sacrifício?

Muito se fala do que é necessário fazer para ser feliz. Nessa hora, a palavra sacrifício pode surgir como uma alternativa para chegar a isso. O dicionário mostra como significado: um esforço exagerado para atingir algum objetivo, mesmo à custa do bem-estar pessoal e da dedicação a outras atividades.

Há os que se sacrificam gastando menos dinheiro e guardando boas quantias para o futuro e aqueles que levantam mais cedo para que o seu dia renda mais (e assim possam fazer mais coisas em prol da melhoria de suas vidas). Também há quem procure repensar sua trajetória para se estruturar e alcançar um objetivo cortando ou sacrificando de sua vida aquilo que não lhe serve.

Os exemplos são numerosos e também podem variar bastante, mas acaba sendo natural que muitas pessoas estabeleçam uma relação entre o ato de sacrificar ou sacrificar-se e alcançar a felicidade.

O primeiro de todos

Para os cristãos, a ação de sacrificar é tão antiga quanto a humanidade. É o que afirma o sacerdote Luan Vilvert (foto abaixo), de 29 anos, um dos responsáveis pelo passeio no Jardim Bíblico, que ocorre no Templo de Salomão, em São Paulo. “O primeiro a promover um sacrifício de sangue foi o próprio Deus, como resposta ao pecado que acabara de ocorrer no Jardim do Éden. Um problema radical exigia uma solução radical. (Gênesis, capítulo 3). Para vestir Adão e Eva com peles, Deus precisou sacrificar um animal inocente”, esclarece.

Grandes exemplos

Para Luan, a Bíblia é repleta de grandes exemplos de sacrifícios, mas dois em especial chamam muito atenção. Ele menciona que “podemos falar do sacrifício de Abraão que apresentou o seu filho primogênito a Deus e até hoje, por essa atitude, é considerado como o Pai da Fé, e a promessa feita por Deus a Ele é refletida até nos dias de hoje; e também o sacrifício do Senhor Jesus, que hoje traz a representação do nosso Sumo Sacerdote nos levando à presença de Deus por causa do seu precioso sangue”, afirma.

Diferentes tipos

Segundo o sacerdote, o sacrifício é uma demonstração de extrema entrega. “Na época do Tabernáculo, havia vários tipos de sacrifício e vamos citar apenas alguns: sacrifício do holocausto, oferta de manjares, ofertas pacíficas, pela culpa e pelo pecado. Todas as pessoas que queriam fazer uma aliança com Deus precisavam se desprender de algo para representá-la nesse Santo Lugar”, explica.

Uma viagem pelo tempo

Mas, depois do que você leu, saberia dizer qual o real sentido do sacrifício? Para quem quer entendê-lo, o Templo de Salomão proporciona uma experiência inesquecível: o passeio pelo Jardim Bíblico, que leva os visitantes a uma viagem no tempo e os remete à época dos heróis da Bíblia. Não é por acaso que milhares de pessoas visitam o local todos os dias, seja individualmente, seja em caravanas vindas de outros países e demais Estados brasileiros, para fazer um roteiro temático e único no mundo.

Ver e aprender

Por meio do passeio, é possível conhecer o Jardim das Oliveiras onde há árvores centenárias com mais de 400 anos. Em cada uma delas há mensagens de reflexão, dando uma ideia de como os heróis da fé viveram e venceram em suas épocas. “Trabalhamos no Jardim Bíblico realizando passeios que ocorrem diariamente. Todo o percurso tem duração de 1 hora e 15 minutos. Levamos os visitantes a conhecerem a Réplica do Tabernáculo feito por Moisés; depois o Memorial, onde contamos a história dos Templos e, por fim, eles podem entrar no Jardim das Oliveiras”, relata Luan.

Trabalho de gerações

Na visão do sacerdote, é muito importante que as pessoas participem do passeio para que entendam o que é o sacrifício e seu verdadeiro significado. “Fazemos os visitantes caminharem sobre a Escritura Sagrada e passamos a eles qual é a importância de tudo que foi mencionado durante o passeio. Mostramos na prática o trabalho que era realizado no passado até chegar aos dias de hoje. São séculos de história e exemplos de fé que passamos durante o passeio pelo Jardim Bíblico. Todos podem tirar as suas dúvidas”, explica.

Agende sua visita

Para conhecer o Jardim Bíblico, em São Paulo, é necessário fazer o agendamento pelo site jardimbiblico.com, pela Central de Informações pelo telefone (11) 3573-3535 e também pelo WhatsApp (11) 95244-7461.

imagem do author
Colaborador

Por Eduardo Prestes / Fotos: Demetrio Koch