Voluntários do Unisocial visitam idosos que vivem em casas de repouso na Namíbia

O projeto “Ancião”, que teve início em novembro de 2019, já atende quatro cidades do país

Imagem de capa - Voluntários do Unisocial visitam idosos que vivem em casas de repouso na Namíbia

O grupo Unisocial, da Universal, na Namíbia se dedica semanalmente a um trabalho junto aos idosos do país que vivem em casas de repouso. O projeto “Ancião”, que teve início em novembro de 2019, acontece todas as quartas-feiras pela manhã em Windhoek (capital) e, aos sábados, em outras três cidades: Walvis Bay, Keetmanshoop e Luderitz.

“Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor.” Levítico 19:32

Cerca de 160 pessoas são beneficiadas pelo projeto. O objetivo principal da ação é cuidar dos idosos e valorizá-los, além de levar a Palavra de Deus a eles, oferecendo, assim, um momento de lazer e de carinho. Por ser uma visita realizada semanalmente, os voluntários conseguem observar e se inteirar das necessidades dos idosos nos locais.

Quem lidera as ações desse projeto é Sandra Ruiters da Silva, esposa do responsável pelo trabalho da Universal na Namíbia, Bispo André Silva.

“Levar dignidade e respeito a um idoso é um trabalho de suma importância. Nosso intuito é que os idosos sejam ativos e vivam com dignidade. Muitos se sentem esquecidos e rejeitados e esse trabalho preenche um vazio ignorado por muitos em nossa sociedade”, explicou Sandra.

Levar cuidados e a Palavra aos idosos

Os voluntários do projeto “Ancião” do grupo Unisocial colaboram com a manutenção do lar dos idosos. Eles fazem o trabalho de limpeza e organização dos quartos e também na cozinha.

Ademais, um almoço é preparado a cada visita. Igualmente, durante as ações são oferecidos gratuitamente serviços que cuidam do bem-estar do idoso. Por exemplo, maquiagem, manicure e pedicure. Há também um momento de oração e meditação na Palavra de Deus.

Para a voluntária Charlene Caiembe, de 37 anos, o projeto tem um valor grandioso, pois, muitos idosos não recebem visitas de familiares e, por isso, se sentem muito sozinhos.

“Os idosos se sentem felizes e apreciam o trabalho que fazemos. Geralmente, enquanto cuidamos deles, conversam conosco sobre os problemas que enfrentam. E, então, aproveitamos a oportunidade para ouvi-los e aconselhá-los. Vejo um olhar de gratidão nos olhos de cada um. Mas, a verdadeira alegria somos nós quem recebemos, pelo privilégio de poder ajudar a quem necessita e levar a Palavra de Deus a cada um deles”, contou Charlene.

Ações do Unisocial pelo mundo

Quer saber mais sobre o grupo e as ações sociais realizadas no Brasil, continente africano e pelo mundo, e ainda ser um voluntário? Encontre uma Universal mais próxima de sua casa e informe-se com o pastor responsável. Não deixe também de acompanhar diariamente nossas matérias aqui no site universal.org.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas