Você vive numa montanha russa espiritual?

Saiba como sair dela e conquistar uma fé constante

Imagem de capa - Você vive numa montanha russa espiritual?

A montanha russa costuma ser um dos mais temidos brinquedos em parques de diversões. A cada descida, surge o frio na barriga e a sensação de queda e perigo eminente. Mas, por mais legal que seja, não é o lugar para você se manter por muito tempo.

Espiritualmente falando, também existe uma montanha russa, esta, não tão divertida como a primeira. Ela é marcada por momentos de fé e euforia, e, logo depois, dúvidas e quedas.

Ela é sinônimo da inconstância espiritual. Se você se deixa levar por suas emoções, adversidades, age sem pensar e muda constantemente de ideia sobre sua fé e decisões, vivendo de altos e baixos, seu diagnóstico pode ser este. Neste estado, a pessoa não consegue progredir em seu relacionamento com Deus e, se não mudar, pode perder a Salvação.

Mas como sair deste estado? O primeiro passo, de acordo com a escritora Cristiane Cardoso, é decidir não se deixar levar mais pelas emoções. “É preciso estar determinado a abrir mão dos seus sentimentos, suas percepções erradas, dos amigos e conteúdos impróprios, e tudo o mais que coloca em risco seus objetivos. Não dá para perseguir um alvo quando a alma ora está subindo para chegar ao alto, ora desce com toda a força e volta ao mesmo ponto de partida”, explica.

Há outras coisas que você pode fazer e que te ajudarão nesse processo de estabelecer sua fé e perseverar até o fim. Veja abaixo:

  • Invista no seu relacionamento com Deus – Ter um relacionamento pessoal com o Senhor, diariamente, é o que mais nos ajuda a vencer o sobe e desce espiritual. Rasgue seu coração diante dEle, fale com detalhes sobre sua dificuldade e peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a vencer.

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” Mateus 7:7,8

Use sua fé inteligente e persevere – Se ao ser emotivo você se tornou inconstante, para mudar deverá começar a crer na Palavra de Deus usando a inteligência, sem duvidar. E claro, perseverando, sem nem cogitar a ideia de desistir. “Preocupações, ansiedades e medos são sentimentos gerados pelas dúvidas, qualquer um deles é capaz de travar ou atrasar um projeto pessoal. Mas como se despojar desses sentimentos e alcançar essa firmeza de fé? Simples: com atitude. Quando fizer sua oração, lute contra as suas dúvidas e escolha crer. Sim, crer é uma decisão”, ensina o bispo Edir Macedo no livro “Pão nosso para 365 dias”.

Também medite no versículo abaixo:

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6, 8

  • Estabeleça prioridades e metas – Aonde você quer chegar? Como quer estar daqui há um mês, um ano? E o que terá que fazer para alcançar isso? Lute por esse objetivo com todas as suas forças e mantenha o foco apesar de qualquer obstáculo ou distração que o mal coloque em seu caminho.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33

  • Conte com a ajuda de alguém espiritual – Pode ser o pastor ou sua esposa, um obreiro (a), o (a) líder do grupo da igreja em que você faz parte ou um amigo da fé que possa te ouvir, orientar e fazer propósitos com você.

“Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

Lembre-se de que você não é o único a passar por isso e todos estão sujeitos a inconstância se não houver vigilância. Mas decida mudar e não aceite permanecer nessa situação.

Precisa desabafar com alguém e obter direção? Converse agora mesmo com um pastor por meio do Pastor Online.

Também participe das reuniões que acontecem toda quarta-feira e domingo para receber forças e se manter constante na fé. Encontre o endereço da Universal mais próxima clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Rafaella Rizzo / Fotos: Thinkstock