Você tem julgado seu próximo?

Mulheres que observam demais a vida dos outros podem colocar em risco a própria alma

Imagem de capa - Você tem julgado seu próximo?

Muitas mulheres vivem reparando na vida, no comportamento e nas conquistas das pessoas que estão ao seu redor. Na maioria das vezes, isso as leva a julgar o que veem e não concordam. Essa é uma atitude típica daquelas que se preocupam mais com os outros do que consigo mesmas. Por causa disso, elas desconsideram o valor da própria alma e se esquecem de seus defeitos.

Esse tipo de situação está ilustrada em Mateus 12.5-8: os fariseus perguntaram a Jesus por que seus discípulos faziam o que não era lícito no sábado, de acordo com a crença judaica, quando Jesus respondeu: “Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

A colunista Viviane Freitas comentou esse trecho da Bíblia em um vídeo em seu perfil no Instagram. “Os fariseus estavam criticando os discípulos por comerem espigas de milho em um sábado, já que neste dia não faziam nada, e olharam de forma crítica para eles. Deus é dono da Obra dEle e eles estavam com Jesus e Ele não os repreendeu por isso. Então, por que os fariseus ficavam vigiando o que faziam?”, perguntou.

Segundo ela, a resposta é que os fariseus tinham a sensação de bem-estar quando “apontavam o dedo” para os discípulos. “É isso que muitas mulheres fazem. Elas estão mais observando as pessoas do lado e querendo encontrar algum defeito para condená-las injustamente, mas não é isso que a Bíblia ensina”, acrescentou.

Ela ainda comentou o exemplo de Jesus: Ele dava conselhos quando as pessoas recorriam a Ele e não críticas. “Não vemos isso da parte de Jesus e olha que Ele era perfeito. Ele não criticava, mas ensinava. Os que observam os erros dos outros camuflam os seus. Então, tome cuidado como você age diante dos erros de outras pessoas para que não se coloque como juíza.”

Viviane alertou para a importância de que cada pessoa observe as próprias falhas e se dedique à vida espiritual. “Pare de olhar para os outros. Ao fazer isso, você se exclui da Salvação porque não cuida de si mesma”, concluiu.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images