Você sabe qual é a diferença entre ter dinheiro e ser próspero?

Conheça o segredo para ter a felicidade que o dinheiro não compra

Imagem de capa - Você sabe qual é a diferença entre ter dinheiro e ser próspero?

Muitas pessoas têm dinheiro e, mesmo assim, não são felizes. Embora sejam ricas e tenham bens materiais, elas não alcançam a verdadeira prosperidade. Elas gastam dinheiro com vícios, medicamentos e hospitais e tentam, com seus recursos, solucionar problemas que estão sempre voltando às suas vidas. Algumas até ostentam sua riqueza, mas não conseguem, de forma alguma, ser abençoadas.

A prosperidade é muito mais do que ter dinheiro, bens e riquezas. Ela abrange o sucesso em todas as áreas porque vem da direção de Deus ao se tomar decisões, como, por exemplo, em relação a estabelecer saúde física e espiritual, buscar felicidade no casamento e harmonia e paz de toda a família e no lar e resultados positivos na área financeira.

Além disso, é preciso entender que qualquer pessoa consegue ganhar dinheiro, posses e riquezas por meio do suor de seu trabalho, de seu esforço e de sua dedicação, mas só é possível mantê-los com a bênção de Deus.

Na Bíblia, encontramos homens que foram extremamente ricos e alcançaram a prosperidade dada por Deus, como o rei Salomão, que possuía sabedoria e riquezas. O Próprio Deus era sua fonte de prosperidade, como lemos na passagem em 2 Crônicas 1.12: “Sabedoria e conhecimento são dados a ti; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.”

José também foi um homem próspero, pois o Senhor era com ele: “O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos.” (Gênesis 39.2-3). Abraão também prosperou: “Era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro.” (Gênesis 13.2).

Direito À prosperidade
Em um vídeo no canal oficial da Universal no YouTube, o Bispo Edir Macedo disse que as pessoas têm somado seus esforços para conquistar automóveis, casas, casamentos, entre outros benefícios que Deus tem prometido, mas que não buscam a verdadeira Aliança com Ele como fez Jó. Ele falou que até satanás reconheceu que as bênçãos de Jó vinham das mãos do Altíssimo depois de cercá-lo na Terra e que compreendeu que ele era considerado o homem mais rico naquelas redondezas. “No primeiro capítulo do livro de Jó, Deus pergunta a satanás: “de onde vens satanás? E ele respondeu: de rodear a terra e passear por ela.” (Jó 1.7). Ele não é onipresente, então ele tem que andar para administrar a desgraça que faz através dos seus demônios. “Então perguntou novamente o Senhor a satanás: Observaste meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

Então respondeu satanás ao Senhor: porventura Jó teme a Deus debalde? Por acaso não o cercaste com riquezas, ele e a sua casa, e a tudo quanto tem?” (Jó 1.8-10).

Tomando esse exemplo, o Bispo reforçou que tanto as bênçãos materiais como as espirituais vêm de Deus e que essa é a razão da existência, em todas as Igrejas Universal, de uma reunião voltada especialmente às pessoas que querem prosperar verdadeiramente. Ele explicou que o que fazem essas pessoas que buscam a prosperidade é descrito em Salmos 118.25: “Salva-nos, agora, te pedimos, ó Senhor; ó Senhor, te pedimos, prospera-nos.”

Qual a sua intenção?
Sabemos que todos os homens prósperos que a Bíblia mostra tinham uma vida com Deus e características em comum: eram tementes, retos, íntegros e fiéis. Nos dias de hoje não é diferente. As pessoas que contam seus testemunhos de prosperidade têm em comum a Aliança no Altar de Deus, por meio da fidelidade com Ele nos dízimos e nas ofertas.

Deus abençoa quando a pessoa tem o desejo de financiar a Obra de Deus, como afirmou o Bispo Macedo: “quando Deus abençoa uma pessoa, não é para que ela venha a curtir a bênção e guardá-la para si. Não! É para que essa criatura venha a ser usada para abençoar outras pessoas. Deus não abençoa a pessoa egoísta. A proposta de Deus envolve disseminar o evangelho, a bênção, a Palavra, e não reter.

Quando Ele cura, não é apenas para que a pessoa viva mais, mas para que sirva como testemunha para outros enfermos. Quando Ele a enriquece, não é para que ostente a riqueza, mas para que seja usada também em favor dos pobres e oprimidos, seja na evangelização, seja nas obras sociais”, analisou.

Então, amigo leitor, é importante entender que prosperar é um direito garantido por Deus, mas é preciso que seja feita uma Aliança com Ele e que exista em você a intenção de estender a mão para o necessitado. Afinal, quem pensa no próximo pensa como Deus.

Participe da Nação dos 318, todas as segundas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, ou na Universal mais próxima de você, e receba a verdadeira prosperidade. Encontre os endereços em universal.org.br/localizar.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty images