Você realmente se importa com o próximo?

Entenda como as suas atitudes podem fazer as pessoas se sentirem especiais

Imagem de capa - Você realmente se importa com o próximo?

Diariamente, temos contato com muitas pessoas. Algumas são bem conhecidas, outras, nem tanto. E elas sempre terão uma necessidade em comum: a de atenção.

São inúmeros os compromissos que temos que cumprir. A agenda com horários apertados e prazos no limite. Estamos rodeados de pessoas, mas tão focados em nossos problemas que não nos damos conta de ouvir o que elas têm a dizer. Às vezes, nem um gesto de carinho conseguimos expressar.

Mas a atitude de um estudante no Texas (Estados Unidos) chamou atenção nas redes sociais e até inspirou uma grande marca de produtos esportivos exatamente por mostrar como é importante demonstrar afeto e apreciação. Ele presenteou com um par de tênis o seu professor e treinador. Pode parecer uma atitude modesta, mas esse tênis tinha um significado especial: era um sonho de infância do professor que nunca conseguira ter um.

O vídeo viralizou no Twitter e foi compartilhado mais de 100 mil vezes, até que chegou à fabricante do tênis, que, inspirada pela atitude do estudante, decidiu presenteá-lo da mesma forma. Junto com o presente, a marca enviou o seguinte bilhete: “Seu professor inspirou você. Você nos inspirou. Continue sendo a mudança que você quer ver.”

Mostre que se importa

A atitude do estudante foi simples, mas podemos extrair 5 lições valiosas dela:

1. Nem sempre o retorno virá de quem fizemos o bem, mas ele virá. É uma lei: quem planta, colhe.

2. Quando damos atenção às pessoas, elas se sentem apreciadas. É uma forma de dizer “Olha, eu te valorizo. Você é importante para mim”. Não se trata de apenas presentear, mas mostrar que você está atento a quem o outro é, a sua história, aos seus sonhos.

3. Para ele saber que aquele tênis foi um sonho de infância do professor, o estudante estava atento. Eles com certeza conversavam e o rapaz se importava com a conversa, por isso pôde surpreendê-lo. Às vezes, seu filho, sua amiga, seus pais, seus colegas estão sempre dando sinais de coisas importantes para eles, mas você talvez não faça ideia do que querem, ou porque não conversam, ou porque não tem prestado atenção neles.

4. Muitas vezes, deixamos de fazer algo, para não parecer que estamos querendo “bajular” o outro. Ficamos preocupados com o que a nossa atitude vai parecer e acabamos deixando de fazer algo que vai fazer o outro se sentir bem. Cuide para que sua atitude seja sincera e não se importe com o que vão pensar.

5. No caso do rapaz, foi um presente, mas, às vezes, o que o outro precisa e espera de você é uma ligação perguntando se está tudo bem, um abraço, um bilhetinho deixado na mesa de trabalho com uma mensagem positiva. Saber que está sendo lembrado por alguém é como uma porção diária de alegria.

Seja como Deus

Deus se importa com cada detalhe da nossa vida. Em diversas passagens Bíblicas é possível ler a respeito disso. Ele se preocupa com quem somos, como estamos, o que pensamos, o que queremos e mais, Ele sempre deixa claro a própria posição diante de tudo isso. Se coloca na posição de marido (leia Isaías 54), de amigo (leia João 15.15), de mãe e de irmão (leia Mateus 12.49,50) e, principalmente, Pai (leia Gálatas 3.26).

Somos a Sua criação mais valiosa:

“Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mateus 6.26

Por que então, não seguimos o Seu exemplo, e nos preocupamos com as necessidades uns dos outros? Não adianta reclamar da frieza com que as pessoas se tratam ultimamente, que o mundo tem ficado cada vez pior e tantas outras constatações tão óbvias. A questão é: quais atitudes você tem tomado com as pessoas ao seu redor?

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Lucas 6.38

Às vezes, a atenção que você não recebe está na atenção que você não dá.

Compartilhe essa mensagem em suas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Núbia Onara / Foto: Thinkstock