Você oferece amor em dose mínima?
Por medo de sofrer, muitas mulheres se fecham para o amor, sem perceber as raízes de sua dor
Muitas mulheres têm dificuldade de demonstrar carinho pelo parceiro. Por medo de serem traídas ou de que alguém tire proveito de sua bondade, elas preferem se fechar e adotar a postura: “Antes que ele me magoe, eu o machuco”. Para elas, ser atenciosa, elogiar ou se dedicar ao relacionamento parece fraqueza, como se fazer o bem as deixasse vulneráveis aos olhos dos outros.
Essa “casca grossa”, no entanto, costuma ter raízes antigas. Às vezes, nasce de abandono, rejeição ou decepções que marcaram a infância. Somam-se a isso conselhos distorcidos, como: “Nunca dependa de homem algum”. O resultado são mulheres que até têm relacionamentos amorosos, mas deixam o coração cercado por barreiras e oferecem amor em doses mínimas.
Quem vive sob inseguranças e autodefesa não consegue ter cumplicidade em uma relação. Entenda: uma vida a dois saudável exige troca, entrega mútua e respeito. Não pode haver medo. É a confiança um no outro e a confiança de ambos em Deus que os fazem mais fortes. Por outro lado, quem dá amor a conta-gotas carece de uma reconstrução do eu, desfazendo-se de barreiras para deixar de viver na solidão.
DEUS NO CENTRO
Mais do que estar no centro da relação, Deus precisa assumir o centro de seu coração. A Bíblia diz: “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração” (Mateus 12:35). Se o medo molda suas reações, leitora, você precisa tratar seu interior para que suas atitudes comecem a mudar.
O Criador nos serve todos os dias com vida, cuidado, oportunidades e misericórdia e, ainda assim, permanece Grandíssimo. Logo, se Ele pode servir sem perder Sua grandeza, por que seu amor ao parceiro diminuiria você? Por que cuidar do relacionamento a faria inferior?
Amar, servir e se dedicar não são sinais de fraqueza, mas de força. Quem mais oferece, mais é abençoado naquilo que semeou, pois Deus nos ensina a nos entregarmos sem reservas. Mas como dar o melhor sem tê-Lo, não é mesmo?
Eis a necessidade da cura. Se você permitir que Deus desfaça sua bagunça interior, você perceberá que ser boa se tornará algo natural. Mantenha sua confiança firmada nEle. Desse modo, você assume seu papel como mulher presente, zelosa e carinhosa, sabendo que Ele lhe honrará, apontando ao seu parceiro o quanto você é valiosa!
Guarde isso: seu carinho, voz e olhar são únicos e, quando usados com sabedoria, transformam a relação e aproximam seu companheiro para que, juntos, vocês se tornem um só (Gênesis 2:24).
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo