Você já trabalhou no piloto automático?

Veja como sair desse marasmo e retomar sua carreira

Imagem de capa - Você já trabalhou no piloto automático?

A rotina é algo muito importante para a vida de todos. Mas se, por um lado, ela pode disciplinar condutas, por outro também permite que a vida se torne algo sem novidades nem descobertas.

Tudo passa a ser igual, em uma sequência que se repete ao longo dos dias: o mesmo caminho para o trabalho, o mesmo cardápio no almoço, a mesma conversa com os colegas, etc. Nesse contexto, há quem perca totalmente a motivação profissional e execute suas tarefas apenas pelo fato de que elas precisam ser realizadas. É o chamado piloto automático. Essa condição, que afeta tanto chefes quanto subordinados, traz sérias consequências para a carreira de quem entra nesse “looping” de marasmo.

Influência da rotina
Para a escritora e palestrante Leila Navarro, especialista em medicina comportamental, a rotina contribui demais para esse processo. “Ela nos rouba o tempo, faz com que sejamos capazes de fazer tudo sem estarmos de fato presentes. Quem vive no piloto automático não saboreia a vida, passa por tudo de maneira insciente, sem exercer nossa principal capacidade como ser humano, que é estar presente de corpo, alma e coração.”

Contudo, Leila explica que o piloto automático é necessário em nossa vida. “Ele nos permite lidar com as questões do nosso cotidiano de maneira que não entremos num esgotamento físico ou mental. Imagine se lembrar de absolutamente tudo o que você fez, viu, ouviu e pelo qual foi impactado? Nós entraríamos em colapso. Mas, quando uma atividade vira um hábito, nosso cérebro passa a nos poupar do desgaste de energia. Ele armazena esses hábitos na nossa memória por meio do nosso próprio repertório emocional e histórico de vida. É por isso que conseguimos chegar a um determinado lugar dirigindo e nem sequer nos lembrarmos do que vimos pelo caminho”, diz.

Prováveis causas
De acordo com Edna Goldoni, profissional com mais de 30 anos de experiência no mercado de recursos humanos e seguros e presidente do Instituto Vasselo Goldoni (IVG), criado para inspirar mulheres a formarem redes colaborativas, são muitos os motivos para que as pessoas entrem no piloto automático: “Acredito que o excesso de tarefas, as faltas de perspectiva de futuro e de convívio com pessoas diferentes do seu relacionamento, não realizar as atividades de que gosta, não cuidar da saúde física e emocional, todos são fatores que podem levar a isso.”

Uma das consequências mais comuns para quem entra nesse processo é a estagnação: “não se desenvolver, não crescer e não conquistar seus sonhos e objetivos. Acredito que o primeiro e mais importante passo para mudar é a conscientização, é se dar conta de que você está a maior parte do seu tempo no piloto automático. Muitas vezes, é mais difícil encontrar o caminho sozinho, mas, com a ajuda de um mentor que tenha mais experiência, fica bem mais fácil. Eu acredito que a melhor forma de ajudar é dando apoio e orientando sobre o melhor caminho”, opina Edna.

Por que mudar?
Para Leila, quem quer fazer a diferença não tem como viver de forma automatizada. “Tem que ser autônomo, um desbravador de caminhos. A maior tarefa de um ser humano é ser líder de si mesmo. Isso sim é ser livre. A grande diferença entre chefes e líderes é que os líderes estão presentes de corpo e alma em tudo o que fazem. Eles não fazem por fazer, não falam por falar. Sabem a hora de agir e como agir e, quem está atento à vida, às transformações do mundo, está sintonizado com o presente”, analisa.

Edna concorda que assumir a responsabilidade da própria carreira e virar protagonista de sua vida são ações fundamentais para ter sucesso: “acredito que ter o mind set (a mentalidade) e estar atento à atualização são hábitos importantes que podem ajudar muito a não entrar no piloto automático. Quando você se mantém disposto a se atualizar, vai procurar coisas novas, novos conteúdos, pessoas diferentes que possam ser referências, eventos para participar, livros para ler e tudo isso ajuda”.

Congresso para o Sucesso
Se você está sem motivação e perdeu suas metas de vida, participe do Novo Congresso para o Sucesso, às segundas-feiras, na Universal. Os encontros oferecem orientações fundamentadas na Palavra de Deus para questões financeiras e profissionais.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: getty images