Você já sentiu sede de vingança?

Fazer justiça com as próprias mãos é o desejo de todo aquele que vive fora do esconderijo do Altíssimo. Mas para aqueles que esperam a justiça do Alto, Deus tem uma promessa. Saiba qual é

Imagem de capa - Você já sentiu sede de vingança?

Desde que Abner, o comandante do exército de Israel, matou Asael, um dos filhos de Zeruia (irmã de Davi), Joabe tenta matá-lo. Mesmo consciente de que ele próprio havia provocado a morte do irmão, – ao decidir iniciar uma guerra contra Abner e seus homens – quando Davi ordenara que ele apenas desse um recado ao comandante.

Acompanhe a cena em que Joabe se enfurece, após Abner matar Asael:

Abner não queria matar Asael, mas precisou fazê-lo para se defender. Naquela ocasião, Joabe desistiu de persegui-lo, mas continuou nutrindo ódio e desejo de vingança pela morte do irmão.

Assim, tempos depois, quando soube que o comandante havia estado em Hebrom para fazer aliança com Davi e que foi recebido pelo rei com um banquete, Joabe foi tomado de fúria e, inconformado, decidiu armar uma emboscada para Abner, e assim concretizar o seu plano de vingança.

Pedido de perdão:

Sem saber das verdadeiras intenções dos irmãos, Abner pede perdão a Joabe e Absai por ter tirado a vida de Asael. Mas, sem hesitar, Joabe esfaqueou o comandante de Israel e o matou.

Eles acreditavam erroneamente que depois de vingarem a morte do irmão teriam paz, no entanto, tudo que eles conseguiram foi gerar ainda mais injustiça, já que com morte de Abner, o rei Isbosete ficou desprotegido e se tornou uma presa fácil para aqueles que procuravam tirar-lhe a vida, o que de fato aconteceu.

Busque a justiça do Alto:

É natural do ser humano ter essa sede por vingança, por fazer justiça com as próprias mãos, quando é vítima de alguma injustiça ou da maldade de alguém. No entanto, não podemos esquecer o que diz a Palavra de Deus:

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor” Romanos 12:19

A promessa:

O Bispo Renato Cardoso destaca a promessa contida no Salmo 91.8: “Somente com os teus olhos contemplará e verás a recompensa dos ímpios”

  •  “Deus – na sua perfeita justiça – sabe a hora e como vai executar a sua justiça. Então, parte de viver no esconderijo do Altíssimo é confiar nessa justiça, confiar nessa vingança Divina, deixar que Ele faça esta parte. ”
  • “Quem não está no esconderijo do Altíssimo quer logo fazer justiça com as próprias mãos, quer tirar satisfação, ir para cima e aí vai causar mais injustiça, a exemplo de Joabe e Abisai.”
  • “Nós veremos a recompensa deles. Então, você não deve se preocupar com retribuição, com vingança, em dar o troco. Você não deve ser uma pessoa reativa, impulsiva, ficar guardando raiva, ódio, mágoa, não deixe que isso consuma você.”
  • “A ira do homem não produz a justiça de Deus. Não adianta você dar vazão à sua ira, você tem que confiar nessa promessa. Guarde isso e pratique”, aconselha.
Vem aí:

Continue acompanhando pelo Univer Vídeo  e pela Record TV a 6ª temporada de Reis – A Conquista, que está em sua reta final. A partir da próxima terça-feira ( 23), começa a 7ª temporada: Reis – O pecado.  Não perca!

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução