Você encara ou foge da verdade?

Ao admitir os fatos, a mulher abre espaço para mudanças em sua vida

Imagem de capa - Você encara ou foge da verdade?

Você já observou como a verdade, na maioria das vezes, é difícil de ser dita e ouvida? Sim, a verdade é dura e essa é a razão pela qual a mentira tem prosperado na vida de muitas pessoas que mentem para os outros e para si mesmas.

Em um podcast disponível em seu blog, a colunista Viviane Freitas afirmou que muitas pessoas ficam “na defensiva quando ouvem a verdade porque estão acostumadas a se distanciarem dos fatos”.

Viviane explicou que a mulher precisa encarar a verdade com a razão e não com os sentimentos. Segundo ela, quem se deixa levar pelas emoções corre o risco de ignorar os fatos e ficar estagnada na vida. Além disso, ignorar a verdade leva muitas a se verem como vítimas da própria história.

Ela também compartilhou um relato pessoal: “eu me lembro que houve uma época em minha vida em que a verdade me ofendia, me fazia dar razões de quão sofredora eu era por ser julgada, mas, na realidade, eu não observava os fatos, apenas sentia. Eu lhe pergunto: o que você sente é a verdade ou a emoção? A verdade não está ligada ao que se sente e sim ao que é correto e justo. Quando eu ligava para o que sentia, eu me colocava no lugar de vítima da minha história e dos acontecimentos que surgiam em minha vida. E você, encara a verdade ou foge dela?”, questionou a colunista.

O Senhor Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32). Na Bíblia Sagrada com As Anotações de Fé do Bispo Macedo, ele explica que muitas verdades são apresentadas pelo mundo, mas só existe uma Verdade capaz de libertar: Jesus Cristo. “Ele não apenas anunciou ou testemunhou a respeito da Verdade de Deus como também é a Própria Verdade.

Portanto, o ser humano não precisa de nenhuma outra revelação para se tornar livre. Mas a condição para que o poder da Verdade entre em ação é a submissão inteiramente a ela. E se submeter nada tem a ver com ter qualquer emoção, pois senão o verbo usado não seria conhecer, mas sentir. Isso significa que a fé processada no coração é inútil e, em vez de libertar, mantém as pessoas reféns dos sentimentos”, escreveu o Bispo.

O versículo de João também mostra que a Verdade nem sempre está aparente, mas precisa ser conhecida: a pessoa precisa buscá-la e ser por ela confrontada. O fato é que a verdade dói e exige mudanças. Contudo é uma dor benéfica, já que, uma vez aceita, ela traz mudanças.

E você, amiga leitora, encara a verdade ou prefere fugir dela? Se a última opção for o seu caso, saiba que não precisa continuar carregando esse fardo de autodefesa. Em vez disso, aceite os fatos reais de sua vida, pare de justificar seus erros pelos acontecimentos ruins que viveu e assuma que precisa mudar.

Conhecer a verdade é ter intimidade com ela. “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16.13). Assim, busque essa intimidade em oração, meditando na Palavra de Deus, e você será guiada para toda a verdade.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: getty images