Você é viciado em smartphone?

Mesmo quem usa pouco o aparelho apresenta sinais de dependência

Imagem de capa - Você é viciado em smartphone?

Mais de 30% dos adultos com idade entre 18 e 30 anos apresentam sinais de vício em smartphone. A dependência causa má qualidade de sono e ansiedade, entre outros problemas.

Os dados são da universidade King’s College de Londres (Inglaterra). Os pesquisadores avaliaram o comportamento e o nível de saúde de 1.043 pessoas e chegaram à conclusão de que, independentemente do tempo que o adulto passe utilizando o smartphone, os sinais de vício existem.

Entre os sintomas mais preocupantes dessa dependência estão noites mal dormidas (que acarretam fadiga e outros problemas de saúde), negligência a tarefas importantes, perda de controle do tempo que se passa utilizando o smartphone e ansiedade quando o dependente está longe do celular.

É para isso que o smartphone existe

A cada dia mais pessoas apresentam sinais de dependência do smartphone, conforme nos lembra o Bispo Renato Cardoso:

“Hoje estamos tendo de lidar com o problema do vício em tecnologia. A tecnologia está em nossas vidas, não tem mais como voltar atrás. Mas isso pode se tornar uma dependência, um vício. Você tem que vigiar quanto tempo você passa no celular”.

O estudo londrino, porém, demonstrou que, mesmo quando as pessoas querem controlar o tempo de uso do smartphone, elas não conseguem fazer isso. E é exatamente para isso que esses aparelhos são desenvolvidos.

“Todo mundo precisa saber que as empresas por trás dos celulares, todas elas, trabalham com arquitetura para viciar o usuário. Porque eles ganham com o uso prolongado”, explica o Bispo. “Eles não vão falar isso, o discurso é o oposto, mas a realidade é que o algoritmo, a arquitetura digital, tudo é feito para você passar o máximo de tempo ali no celular. Porque alguém está ganhando com isso. E tenho uma notícia para você: não é você”.

Avalie seu comportamento ao utilizar o smartphone. Se você apresenta sinais de dependência, participe do Tratamento Para a Cura dos Vícios. A reunião é dedicada a todas as pessoas que precisam se libertar de alguma dependência, independente de qual seja ela. Clique aqui e saiba quando e onde participar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images