Você carrega traumas dos seus relacionamentos?

O programa The Love School, apresentado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, abordou o tema. Confira  

Imagem de capa - Você carrega traumas dos seus relacionamentos?

O programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no sábado último (1º), na Record TV, mostrou como as pessoas têm enfrentado dificuldades em seus relacionamentos atuais devido aos traumas sofridos no passado, sejam pessoais ou de outros relacionamentos, e que podem se arrastar por anos na vida de um casal.

Os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso explicaram que quanto mais relacionamentos uma pessoa têm, mais a situação fica difícil, pois, carrega com ela os problemas dos relacionamentos anteriores. Segundo eles, quando um relacionamento deixa marcas profundas é difícil se relacionar de novo sem que essas cicatrizes atrapalhem.

A pessoa sai tão magoada de um relacionamento que só se lembra do que o outro fez. Nesse ínterim, tende a continuar errando, muitas vezes, porque somente olha para o erro do outro. Não percebe que precisa mudar também. Não aprende com os próprios erros, nem a escolher um novo parceiro. E tudo o que acontece de errado passa a ser culpa das outras pessoas.

Relacionamento abusivo e trauma emocional

Ao longo do programa, eles aconselharam duas mulheres que relataram suas histórias de abusos e traumas em seus casamentos. Uma delas sofreu com o vício e as traições do ex-marido. Além das constantes agressões físicas e psicológicas. Perdeu totalmente a sua autoestima. E, hoje, em um novo relacionamento, ela novamente enfrenta muitos problemas.

No outro caso, uma esposa relatou a bagagem emocional do passado que traz consigo, e que inclui a rejeição da mãe e o sentimento de medo que carrega. Ao mesmo tempo em que se tornou uma pessoa muito explosiva. Temperamento que se reflete em seu casamento de 11 anos, permeado de brigas e agora à beira do divórcio.

É muito importante que diante de situações como essas, a mulher se valorize e não se deixe levar pela vitimização. Segundo o casal, as pessoas têm que parar de achar um culpado para as coisas, pois, isso não vai resolver os problemas. Têm que reconhecer o que podem fazer, a partir de hoje, para se ajudar e mudar.

Transformação de vida

Uma pessoa quebrada não sabe fazer um relacionamento inteiro. Portanto, quem está sofrendo com essa situação deve curar as mágoas, eliminar a raiva e se cuidar. Para só depois entrar em um relacionamento novamente.

Além dessa abordagem, o The Love School também falou sobre como muitas mulheres ainda se envolvem com seus parceiros sem antes fazer uma avaliação racional. Não observam a reputação do companheiro, envolvem-se emocionalmente e depois que casam, passam a sofrer. A exemplo de um casal que deu o seu testemunho de transformação.

Ele era usuário de drogas e praticava roubos. Era também muito agressivo. Ela vivia sob as ameaças dele e sofria com o medo. Pensou em tirar a própria vida. Até o dia em que ele teve uma overdose, chegou ao fundo do poço e pediu ajuda. E foi ela quem o apoiou. Eles contaram como superaram os traumas e as dificuldades.

Detox virtual

Ademais, o programa também exibiu um quadro especial onde dois casais passaram por um “detox virtual”. Uma experiência que os deixou sem celular e sem acesso às redes sociais e internet em geral por um final de semana inteiro. Saiba o que aconteceu no relacionamento de uma cada um deles depois dessa experiência.

Assista abaixo ao vídeo com o programa na íntegra:

Terapia do Amor

Quer saber mais sobre os assuntos abordados durante o programa e outros temas? Participe da Terapia do Amor e receba orientações para viver em um lar harmonioso. A palestra ajuda solteiros, namorados, noivos e casados. Os horários podem variar de um lugar para outro.

Em São Paulo, no Templo de Salomão, as palestras acontecem às quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h. Em outra localidade, encontre uma Universal mais próxima de você, clicando aqui.

Jejum de Daniel

No domingo último (2) teve início o Jejum de Daniel. Essa é uma oportunidade única para quem deseja se aproximar do Altíssimo, ser selado com o Seu Espírito e/ou ser renovado por Ele.

Durante 21 dias, aqueles que desejam ter uma experiência com Deus, abdicarão de entretenimento e informações seculares para se dedicarem a conteúdos edificantes. Assim, poderão buscar a presença do Altíssimo e se envolver com a mensagem dEle.

Acompanhe diariamente no universal.org textos que vão fortalecer a sua fé durante o propósito.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images