Violência doméstica aumenta durante a quarentena

Saiba como denunciar agressões sofridas dentro de casa

Imagem de capa - Violência doméstica aumenta durante a quarentena

A violência doméstica já aumentou, consideravelmente, durante a quarentena que a maior parte do Brasil enfrenta. As maiores vítimas ainda são as mulheres.

Conforme dados apresentados pela ministra da Mulher Família e Direitos Humanos, Damares Alves, houve um aumento de 8,47% nas denúncias registradas entre os dias 17 e 25 de março (em comparação ao período entre 01 e 16 de março). Veja no gráfico abaixo:

violência doméstica

Os dados são das denúncias realizadas ao Disque 100 e ao 180.

“Nos preocupa muito a expectativa do aumento da violência contra a mulher, o que já aconteceu em outros países, especialmente nos da Europa”, afirmou a ministra.

Infelizmente, o Brasil ainda mantém uma cultura de subnotificação. Acredita-se que menos de 20% da violência doméstica seja denunciada. Ou seja: é possível que o número de agressões esteja próximo de 30.000 casos.

Combate à violência

Para tentar conter essa onda de violência que segue crescendo, o governo lançou uma atualização do aplicativo Proteja Brasil. Antes, o app apenas apontava a delegacia mais próxima para que a vítima buscasse ajuda. Agora, é possível já realizar a denúncia pelo celular.

O app está disponível para celulares que trabalhem com Android e iOS. As denúncias realizadas pelo smartphone têm o mesmo peso do que as realizadas pelo telefone ou presencialmente. Ademais, é possível anexar fotos e vídeos.

“A mulher está dentro de casa, possivelmente com o agressor, não tem como sair para denunciar e não tem como usar o telefone pra fazer a denúncia”, afirmou Damares. “Acreditamos que, dessa forma, a pessoa – mesmo dentro de casa – poderá ir para um cantinho, um banheiro, mesmo com o agressor dentro de casa, e fazer a sua denúncia”.

O app serve para todas as denúncias de violência contra qualquer pessoa, seja agressão física, verbal ou sexual. Damares ainda ressaltou a importância de familiares e vizinhos denunciarem casos suspeitos, mesmo que a vítima esteja impossibilitada de denunciar.

Busque ajuda!

Toda mulher que é vítima de violência doméstica deve buscar ajuda imediatamente. A Universal está de portas abertas para prestar auxílio a quem necessita. Por meio do Projeto Raabe, a igreja oferece apoio tanto judiciário quanto espiritual.

Se você precisa de ajuda, entre em contato, imediatamente, pelo número de WhatsApp (11) 95349-0505. Ou clique em projettoraabe.org.

Leia também: Período de isolamento impacta o número de denúncias de violência contra a mulher.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images