Rede aleluia
Cartilha ensina pais a manter bom relacionamento com os filhos durante quarentena
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 7 de abril de 2020 - 08:46


Cartilha ensina pais a manter bom relacionamento com os filhos durante quarentena

As preocupações e incertezas causadas pela crise do novo coronavírus estão dificultando o convívio nas famílias

Cartilha ensina pais a manter bom relacionamento com os filhos durante quarentena

O programa social “Escola de Mães” criou uma cartilha com dicas e atividades para ajudar os pais que estão com problemas no relacionamento com os filhos, em meio ao isolamento social – medida de prevenção contra a pandemia do novo coronavírus.

Pesquisa mostra que, nos Estados Unidos, um em cada cinco pais agrediram seus filhos pelo menos uma vez nas últimas semanas, segundo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Michigan.

A pesquisa foi realizada por questionário online e levantou que 19% dos pais estão gritando mais com os filhos e 12% agrediram o filho duas vezes ou mais. Os pais relataram na pesquisa que as preocupações financeiras e o isolamento social estão dificultando o relacionamento com o filho.

Neia Dutra, responsável pelo programa social, afirma que esse momento é uma oportunidade para os pais criarem laços com os filhos por intermédio de atividades agradáveis e divertidas.

Por isso, a “Escola de Mães” criou a cartilha com atividades que trabalham a criatividade da criança, receitas para prepararem juntos e dicas de vídeos educativos. Para ter acesso ao material, basta entrar no site: universal.org/sitegodllywood-escola-de-maes/ .

“São dias de ócio em casa e é importante que as crianças não passem o tempo todo no celular, computador ou televisão. Defendemos a participação ativa dos pais na vida dos filhos, pois uma relação entre pais e filhos é construída pela interação entre eles”, explica.

Para a psicoterapeuta Eliana Barbosa, com a alteração da rotina da família pode ocorrer um estresse dentro de casa. As crianças demandam muita atenção e cuidado, e os pais acabam cedendo e deixando-as tempo demais expostas às telas, principalmente celulares e tablets, que são altamente prejudiciais à saúde física – afetando olhos e coluna vertebral -, e também à saúde emocional e mental.

“Para uma melhor convivência nestes dias, os pais devem manter a rotina dos filhos, como o horário para acordar, das refeições e de dormir, além de usar a criatividade para entreter as crianças.  E devem interagir com elas o máximo que puderem. É nessa hora que devemos transformar a crise em oportunidade – e conhecer melhor nossos filhos, compartilhar valores morais e mostrar a eles ações no bem”, avalia.

Atendimento

O programa também disponibiliza um número nacional – Whatsapp, (11) 94029-0772, com uma equipe de conselheiros a disposição a qualquer momento para orientar os pais.


Cartilha ensina pais a manter bom relacionamento com os filhos durante quarentena
  • Unicom / Foto: Getty Images 


reportar erro