"Venci o câncer de mama porque não duvidei de Deus"

Diagnosticada com uma doença grave, Alice Missae usou a fé e viu o milagre acontecer na sua vida

Imagem de capa - "Venci o câncer de mama porque não duvidei de Deus"

A sua fé tem tamanho ou força? Não olhe para a medida dela.Mais importante que o seu tamanho é o poder que ela possui. Para a gerente Alice Missae, de 51 anos, (foto ao lado) lidar repentinamente com um câncer de mama foi assustador. Mas a força e o poder da fé, aliados à sua confiança em Deus, lhe deram a certeza da solução e da cura.

Ao fazer os exames de rotina, o médico verificou alguns nódulos no seio de Alice. Para buscar um diagnóstico preciso, ele indicou que ela procurasse o mastologista (especialista em mama). Esse profissional disse que ela teria de fazer novos exames. Quando retornou, ele não falou nada para ela, apenas pediu uma biopsia.
Entre a realização de novas análises e idas e vindas ao médico passaram-se cinco meses. Com a biopsia em mãos, ela mostrou o resultado ao médico e ele lhe informou da doença. Disse que ela tinha um tumor maligno na mama esquerda e que era necessário fazer uma cirurgia com urgência. “Eu não falei nada, só ouvia as explicações do médico. Não me deixei levar pelo terror causado por aquela notícia”, conta.

O especialista disse que o tumor tinha aproximadamente 1,5 centímetro de diâmetro. O tumor estava enraizado e, por isso, poderia comprometer partes vitais de todo o organismo dela. Apenas com a cirurgia seria possível saber a dimensão do problema. No entanto, dependendo do que encontrasse, ele teria de retirar a mama inteira e providenciar uma prótese. O médico ainda afirmou que a mama direita deveria ser retirada, para minimizar os riscos de que fosse atingida futuramente.

“A minha única preocupação era o meu filho. Pensava que não podia morrer porque ele não tinha terminado a faculdade, mas falei com Deus e fiquei na fé. Continuei levando minha rotina normalmente.”

Alice seguiu todas as orientações médicas e marcou a cirurgia. Depois disso, contou toda a situação para a família. Todos ficaram apavorados com a notícia, mas ela se manteve confiante em Deus e continuou frequentando as Reuniões de Cura da Universal.

Alice fez a cirurgia, mas, durante o procedimento, os médicos não encontraram o tumor da forma que apareceu nos exames. Em vez de ser um tumor com raiz, ele estava solto e não atingiu outros órgãos. Estava pronto para ser retirado. “O médico se dirigiu à minha irmã, que me acompanhava, e disse que a operação tinha sido um sucesso, pois o nódulo estava solto, ele o removeu e fechou o corte”, diz.

Deus realizou o milagre na vida de Alice. Seus exames posteriores não apresentaram mais nenhuma alteração. Ela está saudável e sua fé está ainda mais fortalecida. A junta médica se surpreendeu com o fato de sua recuperação ter sido tão rápida. “Venci o câncer de mama porque não duvidei de Deus”, completa.

Câncer de Mama

O Outubro Rosa foi criado para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Combate ao Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos da doença a cada ano.

Em 2016, a previsão é de que o Brasil tenha 57.960 casos novos. Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e no País. Relativamente raro antes dos 35 anos, a incidência tem crescido progressivamente, especialmente após os 50 anos

O câncer de mama também acomete homens, representando apenas 1% do total de casos da doença. De acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2013, 14.388 pessoas morreram com câncer de mama, sendo que 181 eram homens.

Quais são os sintomas?

As mulheres devem observar suas mamas e examiná-las apalpando-as, em um momento confortável (seja no banho, seja no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano). Ao perceber qualquer alteração, elas devem procurar um especialista imediatamente

– Caroço (nódulo) fixo, geralmente indolor

– A pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja

– Ocorrem alterações no bico do peito (mamilo)

– Saída espontânea de líquido de um dos mamilos e pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas

Prevenção

– Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

– Prática regular de atividade física;

– Alimentar-se de forma saudável;

– Manter o peso corporal adequado; e

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Muitas pessoas fazem e recebem orações para tratar doenças incuráveis nas reuniões de cura e libertação da Universal. As correntes acontecem todas as terças-feiras, em todo o Brasil. Veja o endereço da Universal mais próxima aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Francisco / Foto: