Vacina: Começam testes em humanos de proteção contra o novo coronavírus

Mais de mil pessoas receberão o remédio em fase de testes

Imagem de capa - Vacina: Começam testes em humanos de proteção contra o novo coronavírus

A China anunciou que, nesta semana, começam os testes de duas diferentes vacinas contra o coronavírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19. Os testes serão realizados em 1.396 voluntários chineses.

As vacinas foram desenvolvidas pelo Instituto de Virologia Wuhan, cidade onde foram detectados os primeiros casos da doença.

De acordo com o governo chinês, os testes devem durar até 10 de novembro de 2021.

Outra notícia boa, que deve surtir efeito mais rápido

Cientistas chineses também publicaram um estudo de mais de 300 páginas na Revista Nature, especializada em artigos científicos relacionados à saúde. Nele, está detalhada a estrutura da principal protease, a enzima que constitui o novo coronavírus – Sars-CoV-2.

Essa característica foi descoberta há pouco pela Universidade ShangaiTech (China) e compartilhada para que todos os cientistas do mundo tenham mais armas no combate ao novo vírus.

Na prática, isso direciona a busca por drogas que possam combatê-lo. Essa enzima estudada é fundamental para que ele possa se espalhar. Uma vez combatida, a propagação da doença não ocorre mais.

Com esse recorte mais específico, é provável que remédios eficazes sejam descobertos mais recentemente.

A própria ShangaiTech testou mais de 10 mil compostos químicos e encontrou seis capazes de inibir a enzina descoberta.

Enquanto isso, no Brasil, foi descoberto um potencial tratamento para a COVID-19. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images