UNP consegue dentista para atender detentos em presídio paulista 

Programa social acolheu pedido do diretor-geral da penitenciária; falta de assistência agravou problemas dentários de presos. 

Imagem de capa - UNP consegue dentista para atender detentos em presídio paulista 

Nesta quarta-feira (9), o programa social Universal nos Presídios (UNP) levou uma dentista para atender, voluntariamente, os detentos da Penitenciária I de Potim, município localizado a 170 km da capital paulista. O estabelecimento estava sem um profissional para dar assistência odontológica aos encarcerados, em razão da licença da titular.

A UNP atendeu ao pedido de ajuda do diretor-geral do presídio, Gustavo Testa Fernandes. A falta de um dentista no presídio levou ao agravamento da saúde bucal de alguns detentos.

Como o número de presos que precisam de tratamento é grande, foi estabelecido um critério de prioridade, iniciando-se pelos casos mais urgentes e os pacientes com dor.

“A falta de tratamento, a longo prazo, pode causar infecções, perda dentária e faz com que a pessoa não se alimente corretamente, porque não consegue mastigar os alimentos. Isto traz vários problemas de saúde, e um deles é a anemia”, explicou a dentista Daniella Aparecida Chicalé Oliveira, que se voluntariou para atender os presos, a pedido da UNP.

Carlos Eduardo Martins Rodrigues, responsável pela UNP em São José dos Campos (SP), avalia que a ação foi possível graças à boa parceria com esta e outras unidades prisionais da região.

“Assim como somos respeitados, também reconhecemos e respeitamos a autoridade de cada diretor. É um trabalho que vem sendo semeado há um bom tempo. Sempre que alguma unidade solicita um apoio, os voluntários se unem para contribuir. Não medimos esforços para ajudar”, explica Carlos.

A UNP é uma das iniciativas sociais mantidas pela Igreja Universal do Reino de Deus.

Em ofício enviado à UNP, o diretor-geral da penitenciária agradeceu pela ajuda proporcionada pelo programa social.

“Sem vocês, nossos trabalhos jamais seriam concretizados. A vocês, voluntários e voluntárias da Igreja Universal, por perceberem o que ocorre à nossa volta e importarem-se de fato. Por buscarem promover uma transformação efetiva através de atitudes e não apenas de discursos, por proporcionarem sorrisos às pessoas presas, por estenderem a mão, em sinal de solidariedade, a quem necessita. A vocês, deixamos a nossa homenagem, a nossa eterna gratidão e nosso eterno muito obrigado.”

Todas as ações da UNP obedecem, rigorosamente, os protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus.

imagem do author
Colaborador

UNIcom