UNP auxilia familiares e amigos após massacre em Altamira

Uma grande rebelião ocorreu no Pará e deixou 62 mortos

Imagem de capa - UNP auxilia familiares e amigos após massacre em Altamira

O grande muro cinza da penitenciária simboliza adequadamente o sentimento dos que aguardam ansiosamente notícias de familiares e amigos do lado de fora. Em letras pretas, há a identificação do local: Centro de Recuperação Regional de Altamira.

O local foi cenário de um terrível massacre, no dia 29 de julho, no município paraense. Uma rebelião, que durou cinco horas, fez 62 mortos. Desse total, 16 morreram decapitados e os demais foram asfixiados por meio de um incêndio provocado. Todos eram internos. As informações são de que o confronto foi iniciado pelo Comando Classe A (CCA) contra membros do Comando Vermelho (CV). Por causa disso, 46 internos tiveram de ser transferidos.

Diante dessa situação, familiares e amigos dos internos se posicionaram em frente à penitenciária na expectativa de receber informações. Entretanto o desespero tomou conta de muitos que estavam ali.

Por causa disso, o grupo Universal nos Presídios (UNP) armou uma tenda com água e alimentos, entre outros recursos, para apoiar aquelas pessoas.

“É um local muito distante da área urbana de Altamira. Não tem alimento, não tem água e não tem comércio. As famílias estão desprovidas, aguardando informações. Tem pais, mães, esposas, amigos que esperam notícias. Mas o grupo UNP está aqui para prestar solidariedade para essas famílias e também para as forças de segurança”, esclareceu o Pastor Maurício Carraro, responsável pelo trabalho evangelístico na região. Ele estava acompanhado do Pastor Moisés Freitas do Carmo, responsável pelas atividades da UNP em Altamira.

Além disso, os integrantes oraram pelas pessoas e leram trechos bíblicos, com o intuito de transmitir consolo e ânimo. Também foram doadas Bíblias, com as anotações de fé do Bispo Edir Macedo, para orientação espiritual.
O secretário da Pasta de Saúde do Estado (Sespa), Maurício Miranda do Nascimento, que também esteve presente, agradeceu o apoio dos integrantes da UNP.

“Hoje, nós estamos empenhados nesse trabalho. Parabenizo a Universal por ter dado assistência para as famílias imediatamente. A Sespa também enviou médicos, enfermeiros e psicólogos para atender as famílias neste momento tão difícil”, disse.
Tanto os voluntários do grupo UNP quanto os profissionais da Sespa permaneceram em frente ao Instituto Médico Legal (IML), localizado na região central de Altamira, para dar continuidade ao apoio às famílias.

Repercussão na imprensa mundial
O trabalho dos voluntários foi citado em portais de notícias nacionais e internacionais, que publicaram fotos e destacaram, de alguma forma, o auxílio prestado pela Universal no local.

O norte-americano The New York Times, o Al Jazeera, do Oriente Médio e o jornal diário irlandês The Irish Times publicaram fotos que mostram os voluntários uniformizados amparando familiares.

Além dos integrantes da UNP, voluntários da Evangelização (EVG) também atuaram durante a ação.

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Fotos: Cedidas