Universal na França envia caminhão com doações para refugiados na Moldávia

Até o dia 24 de fevereiro, a Moldávia já recebeu cerca de 106 mil refugiados ucranianos

No dia 2 de abril, voluntários da Associação ABC, trabalho social da Igreja Universal na França, reuniram-se para abastecer um caminhão com 20 toneladas de ajuda humanitária para os refugiados ucranianos que estão na Moldávia.

O contexto

  • Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 3,67 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia após a invasão russa.
  • Este grupo é composto, sobretudo, por mulheres, crianças e idosos (pois, os homens de nacionalidade ucraniana, de 18 a 60 anos, por lei, não podem deixar o país).
  • Até o dia 24 de fevereiro, chegaram à Moldávia cerca de 106 mil refugiados.

O que está acontecendo

Nas últimas semanas, a ABC tem recebido doações de alimentos, roupas, produtos de higiene e itens de primeiros socorros. Este material sairá de Paris, na França, e irá para Chisinau, na Moldávia.

  • “A Moldávia recebeu vários refugiados ucranianos. E como, na semana passada, Portugal enviou caminhões em direção à Polônia, para poder contribuir com todos aqueles que tiveram que sair da Ucrânia e precisam de uma ajuda, aqui, na França, não foi diferente. Todo o povo da Igreja Universal e pessoas que não vêm à Igreja contribuíram com esta obra”, explicou o Bispo Serafim Esteves.
  • “Que eles possam, pelo menos, ter uma ajuda, um apoio, para poderem se vestir, calçar, comer. E, assim, entender também o que Deus quer fazer na vida deles. Porque por meio desta ajuda humanitária podemos também chegar até eles com a ajuda espiritual”, observou o Pastor Alfredo Neves.

Pelos números

  • A expectativa é que aproximadamente 350 mil refugiados sejam atendidos na Moldávia.
  • Ao todo, já são 20 toneladas de materiais estocados.
  • Há outra arrecadação em curso para o mês de maio.

Assista ao vídeo

Confira outras histórias

Rússia inicia operação militar contra a Ucrânia
Ucrânia: Pastor local explicou a situação durante a programação Inteligência e Fé
Universal na Moldávia leva apoio aos refugiados da Ucrânia
Ucrânia: voluntários levam alimentos para população
Doação da Universal chega à cidade de Varsóvia, na Polônia

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Cedida