Universal na Moldávia leva apoio aos refugiados da Ucrânia

Entre 24 de fevereiro e 2 de março, país do leste europeu recebeu mais de 97 mil pessoas

Imagem de capa - Universal na Moldávia leva apoio aos refugiados da Ucrânia

A guerra na Ucrânia tem provocado um grande êxodo de pessoas pela Europa. A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) divulga que foram mais de 1 milhão de pessoas em peregrinação, entre 24 de fevereiro e 2 de março.

O país com o maior número de refugiados é a Polônia, com aproximadamente 52% do total. Mas, a Moldávia também tem recebido as pessoas (no período, foram mais de 97 mil).

Ombro amigo na Moldávia

É por isso que a Universal no país do leste europeu iniciou um movimento para prestar apoio aos refugiados da Ucrânia.

Em grupos, os voluntários têm visitado ginásios esportivos, galpões e vários outros pontos de acolhimento na cidade de Chisinau, a capital e maior cidade da Moldávia. A ação tem acontecido desde o dia 3 de março. E cerca de 30 voluntários têm orado e feito um acompanhamento espiritual com as pessoas. Há também um levantamento de materiais, como itens de higiene pessoal e alimentos, para doação.

Conflito interior

Segundo o Bispo Eder Figueiredo, responsável pela Universal na Moldávia, não param de chegar refugiados da Ucrânia: “A maioria das pessoas que chegaram até nós foram pegas de surpresa, estão confusas, estão com muito medo. São muitas informações e as pessoas não sabem em qual versão acreditar – com tudo isso gerando o pânico na população”.

Por isso, os voluntários têm oferecido um ombro amigo para essas pessoas, como observa, ainda, o Bispo Eder: “Percebemos, no semblante das pessoas, a frustração de passar por toda essa situação. As pessoas estão na esperança de que todo esse caos vai passar para poderem voltar para suas casas”.

Leia também: Ucrânia: Pastor local explicou a situação durante a programação Inteligência e Fé

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Fotos: Cedidas