Uma reflexão para o Dia das Crianças: pais, vocês estão atentos ao que os seus filhos assistem?

Aprenda a importância de se interessar pelo “mundo dos filhos”

Imagem de capa - Uma reflexão para o Dia das Crianças: pais, vocês estão atentos ao que os seus filhos assistem?

Neste 12 de outubro, no Brasil, se comemora o Dia das Crianças. Desde o início do mês, muitos pais já se preocupavam em saber o que comprariam para seus filhos. De fato, os brinquedos fazem a alegria dos pequenos por alguns dias e até meses. Mas, depois, a euforia do objeto novo passa. Porém, há algo que não passa e que muitos pais não têm se importado: o que seus filhos têm consumido na internet.

Round 6

O mais recente conteúdo que os pais devem ficar atentos para que seus filhos evitem é a nova série da Netflix Round 6. A produção utiliza-se de brincadeiras simples de criança como: ‘Batatinha frita 1,2,3’, ‘Cabo de guerra’, ‘Bolas de gude’ e outras, para assassinar a ‘sangue frio’ as pessoas que não atingem o objetivo final. 

A classificação indicativa da série é de 16 anos, mas ela possui conteúdos que não são próprios para crianças como sexo, mortes e tráfico de órgãos, por exemplo.

A repercussão entre o público infantil causou grande alerta. Até mesmo o criador da série pediu aos pais que não deixem seus filhos assistirem à obra. 

“Estou perplexo que crianças estejam vendo. Espero que os pais e os professores ao redor do mundo sejam prudentes para que elas não sejam expostas a esse tipo de conteúdo”, disse Hwang Dong-hyuk, criador da série, em entrevista a um jornal brasileiro. 

Apesar de algumas crianças não assistirem pela plataforma de streaming, alguns trechos estão circulando e viralizando nas redes sociais, onde elas também estão presentes, mas que não era a intenção do criador da série. “Não estou em nenhuma rede social, então nem pensei na possibilidade de crianças assistirem por essas mídias”, disse.

A neuropsicóloga Leninha Wagner (foto ao lado) lembra que ao entrar em contato com conteúdo de cunho violento, as crianças e adolescentes acabam ‘normalizando’ a violência.

Além disso, a especialista ainda pontuou que “nesta fase da vida ainda são imaturos e muito vulneráveis a estímulos que podem se tornar incontroláveis e até mesmo viciantes”.

Alguns políticos e personalidades ligados ao meio cristão também fizeram alertas sobre o conteúdo. O deputado federal Julio Cesar Ribeiro, do Republicanos, pontuou, em sua rede social, que os pais não devem deixar seus filhos assistirem a este conteúdo violento. 

“Como poder público e defensor da família, crianças e adolescentes, é meu dever alertar aos pais para que não permitam que seus filhos tenham acesso a este conteúdo. É um perigo para a nossa sociedade e nós devemos estar atentos a qualquer situação que coloque em risco a conduta e vida dos jovens do nosso país”, disse o deputado na publicação.

A cantora Cristina Mel (foto abaixo), conhecida pelas canções gospel para o público infantil, utilizou suas redes sociais para alertar aos pais. Segundo a cantora, “o tempo da inocência está sendo roubado” das crianças.

“O que está acontecendo que a sociedade está aplaudindo e achando que isso é normal? Depois acontece de uma criança ou adolescente entrar em uma escola e sair metralhando todo mundo ou então alguém chegar e matar um pai e uma mãe, e achar que isso é natural. Gente, por favor, não aplaudam isso. O que a gente está fazendo em prol das nossas crianças?”, questionou.

Cristina Mel ainda chamou a atenção dos pais sobre a produção. “Eu queria alertar os pais, porque as crianças estão falando sobre isso. Inclusive, minha filha Isabela, quando eu cheguei de viagem, comentou, e eu disse “filha, isso não é para criança ver”. E tem crianças de 7 e 8 anos assistindo”, afirmou.

Um colégio particular em Fortaleza, no Ceará, fez uma publicação nas redes sociais também para alertar os pais. “Nossa preocupação vem aumentando a cada dia, visto que é crescente a quantidade de crianças que vem assistindo e reproduzindo as ‘brincadeiras’ da série na escola”, disse a escola em seu post.

Atenção dos pais

Por isso, neste dia das crianças, aproveite para refletir sobre o papel dos pais na vida de seus filhos.

Recentemente,  Renato e Cristiane Cardoso, durante palestra para pais e filhos, realizada no Templo de Salomão, aos domingos, explicaram que é necessário que os pais se interessem pelo “mundo dos filhos”.

“Não há cérebro humano, não há tempo para uma pessoa consumir tudo o que há na internet e lidar com a gama de informações que existem, não só positivas mas, principalmente, com o lixo que há na internet. Se nós adultos não temos capacidade emocional, mental e tempo para lidar com tudo isso, imagine uma criança?”, disse Renato.

Cristiane, por sua vez, ponderou que a internet dá a sensação à criança “que ali pode tudo” e que o virtual também “é um mundo desconhecido que muitos pais não têm dado muita atenção”.

“Muitos pais falam: ‘Ah, mas meu filho não fica na dark web, não fica nos joguinhos’, mas fica assistindo streaming, assistindo vídeos, filmes, séries e ele está ali, também, vivendo um mundo virtual, porque aquilo é tudo ficção, é tudo uma coisa que não está na realidade dele e ele está se alimentando”, ponderou Cristiane.

Renato destacou ser “inviável proibir” o uso da internet, pois “a proibição, normalmente, promove mais ainda curiosidade e criatividade da criança para burlar as proibições”. 

Deste modo, o palestrante sugeriu que os pais redobrem a vigilância. “Não estamos falando de proibição, mas estamos falando de você limitar. Se seu filho vai navegar na internet, não deixe ele ser o capitão desse navio. Você é o capitão, você quem tem que estar guiando, acompanhando o que ele está fazendo e se você não pode estar acompanhando, então ele não vai usar”, completou.

Assista à palestra na íntegra no vídeo abaixo:

Pais e filhos

O relacionamento entre pais e filhos reserva grandes desafios. Muitas vezes, pais não sabem como agir e filhos não sabem como lidar com seus pais.

Por isso, todos os domingos, Renato e Cristiane Cardoso realizam essa palestra especial destinada aos pais e filhos, no Templo de Salomão. Se você deseja aprender a melhorar seu relacionamento familiar, participe! A palestra do casal acontece sempre às 9h30, na Avenida Celso Garcia, 605, no Brás, São Paulo.

imagem do author
Colaborador

Rafaela Dias / Foto: Reprodução Netflix, Cedida Ascom Leninha Wagner e Reprodução Instagram