“Uma mulher de Fé e firme em suas convicções”

Na série Tagem, da Record TV, Isis, a avó de Mirela, é uma matriarca que está atenta ao universo da neta e sabe se conectar a ela por meio de lições bíblicas

O típico retrato de avós como senhorinhas de cabelos grisalhos, sentadas em uma cadeira de balanço tricotando para presentear os netos não é mais uma imagem fiel das avós do século 21 e o telespectador da Record TV tem percebido isso com Isis, personagem interpretada por Adriana Garambone na série Todas as Garotas em Mim (apelidada de Tagem). A avó de cinco adolescentes é uma mulher ativa, divertida e que se destaca por sua simplicidade e elegância.

A matriarca da família Werner também “é uma personagem forte, uma mulher de fé e firme em suas convicções”, destaca a atriz em entrevista exclusiva à Folha Universal. Apesar de não ser a protagonista de Tagem, Isis desempenha um papel fundamental na trama, afinal, é ela que mostra a Mirela (Mharessa) quem são essas outras garotas do título da série que, embora oriundas de uma época muito distante, viveram desafios que ainda são bem atuais.

Essa relação entre avó e neta nasce depois da morte de Charles (Alexandre Barros), o avô que Mirela só conhecerá por meio das histórias e do legado deixado por ele. Isis passa a aprender a se conectar ao universo que gira em torno da tecnologia, enquanto também ensina Mirela sobre as Escrituras, mostrando que ela não é a única jovem que enfrenta problemas.

Ensinando a ler, praticar e compartilhar a palavra
Isis é uma mulher atenta às necessidades de Mirela. “Isis é uma avó muito amorosa que chega na vida de uma menina que está desestruturada. Ela vem com essa amorosidade e estrutura, trazendo esse universo dela para a neta”, conta Adriana. Ela se refere ao universo das mulheres da Bíblia. Na primeira temporada da trama, Isis vai apresentar à neta as personagens Dalila e Rute, mulheres com histórias completamente diferentes, mas riquíssimas em ensinamentos tanto para Mirela quanto para o público.

A improvável conexão de diferentes gerações se mostrará cada vez mais forte durante Tagem, revelando que a geração mais experiente tem muito a ensinar aos mais jovens e essa troca fica ainda mais enriquecedora quando os aprendizados são sobre a Palavra de Deus. Isis apresenta a fé de maneira singular, aproveitando as situações do dia a dia de Mirela para mostrar a importância de interpretar a Bíblia.

Com uma linguagem jovem, ela apresenta essas histórias e abusa da curiosidade da neta para dosar os momentos em que é hora de lhe contar mais detalhes sobre os personagens e acontecimentos e a hora em que a jovem precisa refletir e colocar em prática o que vem aprendendo. “Ela faz esse link com as histórias bíblicas, trazendo as questões de Dalila e a parceria entre Rute e Noemi. A cada história, nós nos deparamos com grandes ensinamentos e muita reflexão. E, como isso é feito por meio da imaginação da Mirela, tivemos a liberdade de brincar nesse universo e o público jovem vai adorar”, revela Adriana.

A troca entre neta e avó apresentada na dramaturgia pode inspirar famílias a seguirem o mesmo exemplo na vida real. “As gerações mais antigas trazem todo o conhecimento e vivência e as mais novas a novidade [como a tecnologia], que também é importante. Devemos receber esse universo novo e oferecer nosso próprio universo e conhecimento. Isso serve para todas as gerações”, disse a atriz, em entrevista a Ana Carolina Cury, no podcast Fora de Série.

Assista Tagem de segunda a sexta-feira, com reprise dos melhores momentos aos sábados, a partir das 21 horas, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Edu Moraes