Uma ferramenta poderosa à sua disposição que você precisa usar

Mas é preciso usá-la do jeito certo

O que você fala (e até o que você pensa) tem impacto sobre o que você sente, sobre suas atitudes e sobre a vida das pessoas ao seu redor.

“Palavras provocam emoções. Palavras desarmam emoções explosivas como um perito desarma uma bomba. Palavras são instrumentos para lidar com emoções e suscitar as emoções desejadas”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante a programação Inteligência e fé, do dia 21 de janeiro.

É como está escrito: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1

Ou seja, as palavras têm poder para controlar uma situação. Por outro lado, elas também têm poder para causar uma destruição.

Vale observar também que para você acalmar alguém, primeiro você precisa se acalmar. Assim, é necessário que as palavras lhe influenciem primeiro para que, só depois, você possa influenciar os outros.

“Todos nós estamos sujeitos aos sentimentos. Mas isso não quer dizer que nós precisamos ser dominados por eles. É aí que entra a palavra”, continuou o Bispo.

Dominando emoções com palavras

Ele acrescentou um exemplo. Imagine que você tem de arrumar a casa, mas você está sem vontade de fazer isso. Para dominar esta emoção, você precisa dizer para si: levante-se, agora mesmo, deixe este celular para lá e comece a trabalhar.

É por isso que se você passou por uma experiência ruim, você não pode ficar remoendo e sofrendo aos poucos o que aconteceu. Se você fizer isso, obviamente, essas palavras em sua mente vão lhe colocar para baixo. Igualmente, não coloque sentimentos ruins nas pessoas que estão lhe ouvindo.

“Nós temos que ter muito cuidado com o que falamos. As nossas palavras têm infinitamente mais poder do que podemos imaginar”, enfatizou o Bispo.

Porém, o que não falta no mundo são pessoas espalhando ideias ruins por aí e mudando o humor das pessoas com as suas palavras.

Que tal usar o poder das palavras do jeito certo?

Clique aqui e acompanhe esta e outras mensagens do Bispo Renato Cardoso na íntegra.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock