Um desafio fez a vida dele mudar em um mês

Roberto Ramos saiu da sua terra natal em busca de um trabalho melhor, mas a fé fez a ele outra proposta

Imagem de capa - Um desafio fez a vida dele mudar em um mês

Prestes a completar 19 anos, Roberto Ramos, hoje com 47 anos, decidiu se mudar de Itabuna, no interior da Bahia, para São Paulo. O seu plano era ir para um lugar onde as condições de vida fossem melhores e trabalhar lá para poder constituir sua família. Ele inclusive deixou uma namorada em Itabuna e prometeu a ela que, se dentro de um ano não estivesse estabelecido em uma casa e a buscasse para se casarem, ela poderia esquecê-lo.

Contudo, logo que chegou a São Paulo, sem se dar conta, ele perdeu o foco no objetivo que tinha e gastou tempo e recursos em festas e bebidas, o que já fazia em sua cidade natal. Ao ver que nada estava saindo como planejara, ele se lembrou do conselho de sua mãe de que deveria buscar a Deus. Mas, mesmo depois de começar a frequentar uma igreja, ele revela que continuava triste e sentia que não havia encontrado o que precisava.

Apesar do preconceito que tinha em relação à Universal, Roberto aceitou o desafio feito por um obreiro que o havia convidado para uma partida de futebol. A proposta era a seguinte: ele deveria ir à Universal e obedecer os ensinamentos baseados na Palavra de Deus que receberia durante um mês para que, assim, sua vida mudasse. Se no fim do prazo nada ocorresse, ele não precisaria mais frequentar a igreja e o obreiro também a deixaria.

“Chegando à igreja, eu vi escrito ‘Jesus Cristo é o Senhor’, percebi que não tinha nenhuma imagem e pensei: ‘aqui só tem um Senhor e o negócio é diferente’. O Pastor me atendeu e falou umas verdades para mim que nunca ninguém tinha falado daquele jeito e afirmou que, se eu obedecesse a Deus, minha vida mudaria”, diz. Ele conta que decidiu se batizar no mesmo dia. “Quando eu levantei das águas batismais, foi como se eu tivesse nascido de novo. O Pastor me disse que todo o meu passado tinha caído no esquecimento para Deus e que eu deveria focar na vida dali para a frente. Eu, que tinha feito tanta coisa errada e tanto mal para tanta gente, recebi a chance de fazer tudo certo dali em diante”, diz. Roberto, por fim, entendeu o significado do desafio: “quando o obreiro falou que dentro de um mês aconteceria algo, eu achei que seria do lado de fora. Realmente algo aconteceu, mas foi uma transformação dentro de mim”.

Para permanecer
As mudanças em Roberto eram notórias. Mas, apesar das bênçãos que ele estava alcançando, o Pastor sempre o alertava que, se ele não fosse batizado com o Espírito Santo, não conseguiria permanecer na fé. Roberto, então, focou no mais importante: ter o Espírito de Deus. Um dia, enquanto orava de madrugada, ele teve certeza do batismo.

Faltando quatro meses para expirar o prazo que ele tinha dado à namorada, Roberto conseguiu buscá-la para viver com ele em São Paulo. Ele, porém, a avisou que havia conhecido a Jesus e que queria um relacionamento baseado na Palavra. “Eu disse a ela: ‘se você vir Jesus na minha vida, no meu caráter e nas minhas atitudes e quiser entregar a sua vida a Ele, nós nos casamos. Mas, se não quiser, você volta para a sua casa, porque sem Jesus não vamos dar certo e eu não quero desagradar a Deus’. Depois de seis meses, ela também quis se batizar, se converteu e estamos juntos até hoje”, comemora.

Casados há 26 anos, Roberto e a esposa, Maiane, são obreiros e têm duas filhas. Ele também abriu uma empresa no ramo de mecânica. “Eu fui batizado com o Espírito Santo, conheci o poder da fé inteligente, encontrei uma família e tive paz. Eu não sabia onde encontrar tudo isso e um belo dia as portas se abriram para mim na Igreja Universal”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Demetrio Koch