UFP Goiás realiza palestra explicativa sobre depressão

O trabalho oferecido pelo grupo contribui para aliviar a pressão constante a que são submetidos esses profissionais. Saiba mais

Imagem de capa - UFP Goiás realiza palestra explicativa sobre depressão

No último final de semana de janeiro, a Catedral da Fé de Goiânia abriu suas portas para receber a primeira Formatura Geral do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM). A iniciativa de escolha do local se deu em virtude do reconhecimento do trabalho semanal que a Universal nas Forças Policiais (UFP) presta junto à instituição.

Na oportunidade, estiveram presentes 110 oficias, além de outros integrantes das polícias, familiares e demais convidados. Dentre as homenagens realizadas, houve condecorações com medalha do mérito Policial Militar, medalha de tempo de serviço, medalha de destaque Operacional e Diploma de reconhecimento. Além disso, todos os homenageados foram presenteados com uma Bíblia Sagrada.

O Comandante Geral de Policiamento da Capital, Coronel Moura fez o uso da palavra de abertura da solenidade de formatura. Logo após, a palestrante Fernanda Cury, voluntária do programa UFP, apresentou uma importante palestra com o tema: “Depressão tem Cura”.

Auxílio psicológico, social e espiritual

Estudos apontam que a depressão afeta um número muito elevado de policiais militares em atividade. Isso é um reflexo das condições de trabalho que enfrentam nos dias atuais. Esses profissionais são expostos constantemente à vulnerabilidade social que atinge a maior parte das cidades brasileiras.

O fato de encararem diariamente situações conflituosas e de alto perigo, apesar de treinados para não demonstrarem suas dores, não os blindam de sentimentos humanos. Dessa forma, são expostos ao medo, à ansiedade e demais reações que levam à depressão e outras doenças psicossociais.

Conforme explicou o Pastor Elton Luiz de Carvalho Mangueira, responsável pelo trabalho do UFP no Estado de Goiás, é dessa forma que o grupo contribui para aliviar a pressão constante a que são submetidos esses profissionais.

“Por isso, a UFP promove diversas palestras, além de acolher e dar apoio espiritual àqueles que dedicam suas vidas em prol da segurança da população. Nosso trabalho nada mais é do que o serviço de capelania que presta auxílio espiritual, psicológico e social a esses homens e mulheres que servem a sociedade”, destacou o Pastor Elton.

Primeira visita

Em outro momento, na segunda-feira, 27 de janeiro, o Pastor Igor Soares, palestrante da Nação dos 318, recebeu na Catedral a visita do Secretário de Segurança Publica, Rodney Miranda.

Também estiveram visitando pela primeira vez a Universal o Coronel Henrikson, do Comando de Missões Especiais (CME); o Tenente Coronel Giovane, Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE); o Comandante do (1ºBBM), Tenente Coronel Abdala; dentre outras autoridades. Na oportunidade, todos foram presenteados com uma Bíblia Sagrada.

Para saber mais a respeito do trabalho desenvolvido pelo grupo Universal nas Forças Policiais (UFP), clique aqui e curta a página oficial no Facebook.

imagem do author
Colaborador

Cesar Gonçalves / Fotos: Cedidas