Ucrânia: Universal esteve em meio aos bombardeios russos

Confira relatos de quem faz a Obra de Deus no país que ainda vive as dificuldades da guerra

Imagem de capa - Ucrânia: Universal esteve em meio aos bombardeios russos

Apesar das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia terem se iniciado no mês passado, Rússia continua com ataques e ameaças (leia detalhes mais abaixo). Inclusive, a Igreja Universal em Odessa, Ucrânia, teve como consequência de um desses ataques os vidros quebrados nas janelas durante o bombardeio.

O que aconteceu na Universal em Odessa, Ucrânia:

No vídeo abaixo, Bispo Domingo Siqueira compartilhou o relato do pastor da cidade de Odessa, Ucrânia, depois de um forte bombardeio. “Deus é Fiel e Justo, e tem sido um Escudo e Proteção para os Seus servos, e para o Seu povo”, comentou o Bispo. É possível conferir como foi o ataque nas imagens:

Igualmente, na postagem abaixo, confira o relato de Priscila Vieira, que atua na Universal em Kharkiv:

“Já não conseguimos dormir há alguns dias, e na noite que iria acontecer a nossa reunião, Kharkiv foi muito atacada.

Às seis da manhã, o sol já brilhava com intensidade. Um lindo sábado de verão começava. Mal parecia que, horas antes, o céu havia sido marcado pelo som das bombas.
Olhava pela janela e, em meio ao silêncio da manhã, eu me enchia de gratidão: as misericórdias do Senhor haviam se renovado.

Havia paz em meu lar. A mesa tinha alimento. Meu marido e eu estávamos bem, nos preparando para ir à igreja. A dádiva de Deus era perceptível em cada detalhe daquele novo dia.

Nos preparávamos para a reunião do Godllywood Autoajuda, e eu já imaginava que muitas mulheres não conseguiriam comparecer. Ainda assim, permaneci em espírito de oração, confiante de que aquelas que viessem seriam recompensadas pelo próprio Deus.
Chegamos cedo à igreja e, para minha surpresa, uma senhora já nos aguardava na porta. Que alegria!
Logo após, chegaram outras. E mais outras. A maioria com um sorriso no rosto e dizendo:
— Graças a Deus, estamos vivas!

Algumas vieram com dificuldade. Uma delas, que sustenta a casa sozinha, carregava no semblante o cansaço de uma batalha constante. Outras, senhoras já frágeis e solitárias, esforçavam-se para estar presentes.
Cada uma com sua história. Cada uma com sua luta.

Esperei por todas na entrada e abracei uma a uma.
Quando subi ao altar para a oração inicial, meus olhos se encheram de lágrimas. Agradeci a Deus por cada vida ali presente e supliquei por sabedoria, força e entendimento para fazer o que fosse necessário por elas”.

Fé em momentos difíceis:

“Durante a busca, vi uma recém-convertida se aproximar do altar. Ela se entregava. Seu semblante mudou — tornou-se leve, sereno.

A guerra nos aproximou das pessoas e vemos a realidade de um povo ferido.

Às vezes, penso em como é impressionante a forma que o sofrimento se esconde: por trás da grosseria, do silêncio, de um sorriso tímido ou de um vício.
Sabemos de muitas pessoas, até mesmo dentro da igreja, que enfrentam crises de pânico por causa dos traumas.

Diante de tantas histórias, já vi meu marido chorar discretamente em outras ocasiões. Às vezes, enquanto come, comenta:
— Graças a Deus, temos comida, né?
Outras, ao se deitar:
— Temos cama e paz… graças a Deus.

Sei que, ao dizer isso, seus pensamentos estão voltados às almas, ao sofrimento do povo.

Passamos a perceber a dor das pessoas com uma profundidade que antes talvez não tivéssemos. E isso tem nos transformado: nos tornamos mais misericordiosos, mais compassivos — mas também mais conscientes da responsabilidade que carregamos pelas almas.

Precisamos ter amor para compreender seus “porquês”. Mas também precisamos conscientizá-las sobre a salvação e a renúncia que ela exige — de todos nós, sem exceção”.

Uma vida com Deus:

“O cotidiano aqui elimina qualquer visão romantizada da Obra de Deus. É como estar em uma escola espiritual, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Erramos, nos cansamos, falhamos, e muitas vezes não entendemos tudo o que acontece. O corpo se cansa, a mente se desgasta. Mas nada disso se torna uma desculpa que nos isente de fazer o que precisa ser feito.

A cada dia, amamos mais a missão. E entendemos, com mais clareza, o propósito:

“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”

Às vezes nos perguntam como conseguimos. E a resposta é sempre a mesma:

É por Ele, para Ele, e por causa dEle”.

O texto original pode ser conferido na postagem abaixo:

Rússia lançou 479 drones contra a Ucrânia:

  • No dia 9 de junho, a Força Aérea Ucraniana divulgou o maior bombardeio noturno realizado pela Rússia até o momento.
  • Além disso, diferentes partes do país foram atacadas por 20 mísseis russos de vários tipos.
  • Assim, é possível notar que a Rússia avança em direção à região de Dnipropetrovsk, no centro-leste da Ucrânia.
  • Nesse ínterim, uma negociação de paz entre os dois países está ocorrendo. O encontro inicial foi intermediado pela Turquia e os Estados Unidos. Na primeira semana da rodada de conversas, Rússia e Ucrânia tinham entrado em um acordo para a maior troca de prisioneiros de guerra até então. Posteriormente, no dia 9 de junho, 1,2 mil prisioneiros de cada lado foram liberados. Tratam-se de homens com menos de 25 anos e prisioneiros com ferimentos graves. A troca deve ocorrer em várias etapas e não de maneira imediata.
  • Por fim, em conclusão ao dia 9 de junho, a Rússia ameaçou o mundo com uma guerra nuclear caso a Ucrânia ou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) tentassem retomar os territórios conquistados por ela. A fala veio do representante russo Vladimir Medinsky, que faz parte da comissão de negociação. Ele enfatizou a necessidade de uma acordo formal para que a investida não ocorra e que o intuito é de uma “paz completa” com o reconhecimento da demarcação do território. Atualmente, cerca de 20% do território Ucraniano é controlado pela Rússia.

O que notar:

  • Portanto, a situação da Igreja Universal na Ucrânia nos faz pensar sobre a qualidade da nossa fé. Mesmo em meio às tantas dificuldades, há ainda mais espaço para o relacionamento com Deus e comunhão como Igreja. Vale acrescentar que oremos pela Ucrânia e a Rússia.
  • Na plataforma Univer Vídeo, você encontra os conteúdos “Bastidores do Altar – Ucrânia” e “#PartiuViajar“, que trazem entrevistas e cenas sobre a Universal na Ucrânia.
imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Reprodução