"Terremotos em vários lugares": mortes no Afeganistão e descoberta no Canadá
Eventos curiosos relacionados com sismos chamam atenção neste ano
Algo relacionado com terremotos pode estar acontecendo com o planeta. Novo sismo, de intensidade 6,3 na Escala de Richter, ocorreu no norte do Afeganistão. Este já é o segundo evento relevante deste ano, no país. Além disso, pesquisadores notaram um fenômeno curioso nas placas tectônicas, no Canadá.
Terremoto no Afeganistão:
- O tremor ocorreu nesta segunda-feira, 3 de novembro, com 20 mortes e mais de 500 pessoas feridas, até a publicação desta notícia. A localização, mais especificamente, é Mazar-e Sharif. Autoridades estão trabalhando nos socorros.
- Em setembro último, um terremoto de magnitude 6 já havia atingido o Afeganistão. Como o Universal.org havia noticiado, o país fica sobre as placas tectônicas indiana e eurasiana, o que favorece o evento. Entretanto, o que chama atenção é o pequeno intervalo de tempo entre os dois ocorridos.
Encontro de placas tectônicas:
- No Canadá, na Ilha de Vancouver, pesquisadores detectaram a “reorganização do planeta em tempo real”. Isto porque um rompimento foi identificado entre placas tectônicas.
- A descoberta, na região de Cascadia, foi publicada na revista Science Advances. E a consequência é o surgimento de uma “falha transformante” (quando ocorre o deslizamento lateral das placas). Em outras palavras, trata-se de uma nova configuração geológica da região – e a fragmentação está ocorrendo lentamente. As placas envolvidas se chamam Juan de Fuca e Explorer. O fenômeno influencia os eventos de terremotos e vulcanismo, por exemplo.
- Esta é a primeira vez que algo semelhante é observado. As informações foram coletadas pelo “Experimento de Imagem Sísmica de Cascádia (CASIE21)” com parceria da “Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos”, em 2021.
- Além disso, vale lembrar que, em 26 de janeiro de 1700, um terremoto – de intensidade 9 (de 10) na Escala de Richter – ocorreu na costa do Oregon, nos EUA. Então, há a expectativa de que, infelizmente, algo assim aconteça novamente algum dia.
O que a Bíblia diz:
Fenômenos como estes chamam atenção de pesquisadores. Mas é importante saber que a Bíblia nos antecipa o maior terremoto de todos os tempos. Ele ocorrerá no período da chamada “Grande Tribulação”, durante o governo do anticristo (Apocalipse 16:18-21). Será um abalo tão grande que cidades em vários países vão cair e a “Babilônia” (a sede de poder do anticristo) será dividida em três partes.
É verdade que terremotos sempre existiram. Mas este ano foi atípico, quando o assunto é “sismos”. Logo no começo do ano mais de 500 tremores foram registrados na Itália. Posteriormente, o vulcão Etna, na Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, localizada na Itália, entrou em erupção. Teve até um sismo de magnitude 4,2 (de 10) no Brasil. Isso tudo só para ilustrar alguns dos casos. Em outras palavras, um quadro que deixa um alerta para o que pode estar acontecendo na geofísica da Terra.
Desse modo, é no mínimo prudente procurar saber o que a Bíblia diz sobre o prazo de validade da Terra e a vida na eternidade com Deus.
Por exemplo, no dia 20 de maio último, o Bispo Renato Cardoso falou a respeito deste recorte bíblico:
Portanto, valorize a salvação eterna que o Senhor Jesus propõe para a humanidade. Um dia, a porta se fechará para sempre.
Leia também:
- Furacão Melissa na região da Jamaica e a chuvas intensas no Vietnã
- Tremor de terra é sentido em região entre Tocantins e Bahia
- Alerta: cientista acredita em extinção em massa no planeta Terra
- México sofre consequências de fortes chuvas
- Tufão Ragasa é o mais poderoso de 2025
- Terra gira mais rápido e tem dia mais curto (novamente)
- Terremoto e tsunami: Rússia, Japão, Havaí e outras localidades em alerta
- Na Rússia, terremoto de 7,4 teve alerta para tsunami
- Atividades de terremotos chamam atenção ao redor do mundo
- Terremotos profundos incomuns na Califórnia e sismo no Brasil
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo