Tenha uma fé madura

O apóstolo Paulo precisou lidar com mudanças, desconfiança e desprezo. Aprenda com sua trajetória

Imagem de capa - Tenha uma fé madura

Muitas pessoas buscam o sucesso financeiro acreditando que basta trabalhar duro ou seguir uma fórmula de prosperidade. No entanto, o verdadeiro êxito — aquele que é duradouro, honrado e completo — depende de uma fé madura para passar por todo o processo — sem atalhos, sem corrupção e sem se perder no meio do caminho.

A seguir, veja sete lições fundamentais sobre fé madura:

1. Uma fé madura não volta ao passado de erros

A transformação de Saulo em Paulo representa a mudança radical de vida que Deus opera em quem escolhe segui-Lo. Uma vez transformado, Paulo nunca mais voltou a ser Saulo. Isso ensina que, mesmo que a pessoa tenha um passado marcado por crimes, mentiras ou prostituição, ela pode viver uma nova vida com Deus.

“No entanto, é essencial manter-se firme e não ceder às tentações de retornar às práticas antigas, mesmo quando surgirem dificuldades ou propostas desonestas. A fidelidade a Deus traz honra, suprimento e dignidade”, acrescentou o Bispo Jadson Santos, durante a palestra Prosperidade com Deus.

2. A pessoa de fé precisa aprender a lidar com a desconfiança das pessoas

Ao mudar de vida, Paulo enfrentou a desconfiança de muitos, inclusive dos discípulos. Ele era visto ainda como o perseguidor do passado. Porém, em vez de tentar convencer as pessoas com palavras ou se irritar, ele se esforçou ainda mais e os resultados provaram sua mudança.

“O mesmo acontece com quem começa de novo: nem todos acreditam de imediato, mas Deus confirma a transformação com frutos visíveis. Por isso, mesmo que hoje a situação seja difícil — dívidas, escassez, desprezo —, com perseverança e fé madura, Deus trará honra e a virada”, disse o Bispo

3. A fé madura entende que Deus age de maneiras diferentes

Muitas pessoas se frustram porque oraram, jejuaram e fizeram campanhas esperando que algo acontecesse de um jeito ou em um momento específico. Quando não acontece como esperado, elas desanimam.

“Mas Deus não falha, Ele apenas trabalha de forma diferente. Às vezes, a resposta vem por caminhos opostos ao que se imaginava. Ter uma fé madura é não se abalar quando os planos humanos falham, porque Deus sempre age — e age no tempo e da forma dEle. Saiba confiar e esperar”, ensinou

4. Fé madura se fortalece nas decepções e abandonos

Paulo enfrentou o abandono de pessoas próximas, como Demas, e chegou a ficar totalmente sozinho em momentos cruciais, como em sua primeira defesa. Mas ele não se entregou à mágoa ou à solidão. Isso ensina que mesmo quando todos te deixarem, Deus permanecerá. A dor do abandono é real, ainda mais quando vem de quem você ajudou, mas uma fé madura não depende de pessoas, depende de Deus. Ele transforma o mal em bênçãos e nos sustenta mesmo na ausência total de apoio humano.

5. Não é sobre rapidez, é sobre perseverança

Muitos desanimam porque achavam que a luta terminaria logo, que a situação mudaria mais rápido, mas a demora e o desgaste os fazem enfraquecer. Porém, Deus não está facilitando, Ele está fortalecendo. Paulo disse “tudo posso naquele que me fortalece” porque enfrentou muitos sofrimentos e seguiu firme.

“Ter fé madura é entender que não será no nosso tempo, mas no de Deus. E enquanto isso, é preciso parar de repetir que não aguenta mais e começar a pedir forças a Deus, pois Ele nos capacita a suportar”, falou o Bispo.

6. Corra com propósito

“Paulo ensinou que muitos correm, mas só um leva o prêmio. Ele mesmo disse que corria com propósito. Ou seja, não basta viver por viver, ou trabalhar sem direção. É preciso correr com fé, com objetivos claros, com entrega de corpo (ação), alma (amor ao que faz) e espírito (inteligência, sabedoria). Uma fé madura não se compara aos concorrentes, nem deseja o mal deles, mas segue firme, sabendo que o que é de Deus para você chegará. Por isso, coloque metas espirituais, materiais e pessoais e corra com intensidade e propósito”, orienta o Bispo Jadson.

7. Deus está contigo, mesmo quando tudo parece contra

A maturidade da fé está em não enlouquecer diante da pressão, mesmo quando há escassez, solidão, ataques espirituais ou traições. Em vez de achar que os problemas são consequências da inveja ou de pecados ocultos, é necessário manter a calma e a confiança. Jesus também precisou de ajuda em sua caminhada ao calvário, mostrando que até os mais fortes enfrentam momentos em que precisam de apoio. Creia que seu testemunho será grande, pois Deus é fiel para honrar tudo que você suportou.

Participe:

A palestra “Prosperidade com Deus” acontece às segundas- feiras, no Templo de Salomão. Os horários são 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h.

Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: iStock