Templos da Universal se tornam postos de vacinação em Moçambique

Mais de 100 voluntários do Unisocial estiveram envolvidos em ação contra a Covid-19. Saiba mais

Imagem de capa - Templos da Universal se tornam postos de vacinação em Moçambique

Vinte e sete templos da Universal em Moçambique cederam, recentemente, seus espaços para acolher brigadas da saúde em prol da vacinação contra a Covid-19. Mais de 100 voluntários do Unisocial estiveram reunidos para organizar a ação, que já tinha acontecido em oportunidades anteriores. Dessa vez, mais de duas mil pessoas foram beneficiadas.

O Bispo Alaor Passos, responsável pela Universal em Moçambique, explica que essa ação realizada com as autoridades moçambicanas foi de vital importância para a sociedade local: “nós motivamos as pessoas utilizando o nosso exemplo. Fomos os primeiros a nos vacinar e, por isso, as pessoas ficaram dispostas a tomar a vacina também. Ficamos muito felizes, pois a Igreja cuida do bem-estar das pessoas espiritualmente e também do bem-estar físico. Se a pessoa não estiver bem fisicamente, como é que nós vamos cuidar do espiritual dela?”, indagou.

Quem esteve presente
A moçambicana Hilária Nhabanga, que se vacinou em um desses postos temporários, revela o quão valioso foi ter as portas da Universal abertas neste momento: “me senti bem e com a sensação de dever cumprido. A vacina é para nos proteger e proteger aos outros. É o certo a fazer”. A mesma sensação é compartilhada por Wilson Nhantumbo. Ele disse depois da vacinação: “me sinto protegido. As outras pessoas também têm de se vacinar”.

Vista com bons olhos
Durante o evento, a diretora distrital de Saúde de Nkampfumo (distrito onde um dos postos de vacinação foi disponibilizado), Angélica Inácio, explicou o motivo de solicitar às igrejas o auxílio nessa etapa do plano de vacinação nacional: “estamos expandindo para esses locais porque vimos que eles têm o maior número de população. Então, decidimos criar brigadas móveis”.

A ação também agradou a chefe de Departamento de Saúde Pública no serviço provincial de saúde, Vânia Magoni, pois os resultados têm sido muito positivos: “em primeiro lugar, eu gostaria muito de agradecer por essa colaboração com a saúde, que é muito importante para nós, como setor. Isso porque, como sabemos, quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção para todos nós. As igrejas têm ajudado bastante para promover maior adesão à vacinação e essa é uma ação muito louvável”.

Como em todo o mundo, a Universal em Moçambique também conscientiza as pessoas sobre a importância de se vacinar contra a Covid-19. Cada um deve fazer sua parte no combate à pandemia.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Foto: Cedida