Temor, amor, rotina e casamento com Deus

Em palestra especial da Terapia do Amor, o Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, compartilharam os segredos do sucesso na vida amorosa

Imagem de capa - Temor, amor, rotina e casamento com Deus

O casamento entre duas pessoas não é algo fácil de ser sustentado, já que envolve sentimentos e vontades pessoais. Todavia, quando há o Espírito do Amor e o casal decide viver pautado naquilo que Deus orienta em Sua Palavra, é possível que haja comunhão e felicidade. Mas, para isso, outro casamento deve ocorrer antes. Esse foi o assunto abordado na palestra da Terapia do Amor chamada Casamento com Deus, que foi realizada no Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil. O encontro teve a participação do Bispo Edir Macedo e de sua esposa, Ester Bezerra, e do Bispo Renato Cardoso e de sua esposa, Cristiane Cardoso.

O princípio
Em uma época que vive batendo recordes de divórcio, é fácil imaginar que um casamento com mais de cinco décadas de união tenha algum segredo. E realmente tem. Para compartilhar a chave de uma união duradoura, Ester Bezerra citou uma passagem bíblica que diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9.10) e, em seguida, explicou: “O que é temer a Deus? É fazer a Vontade dEle. É entregar sua vida, sua família e tudo o que você é no Altar. Isso é temer a Deus. O Espírito Santo vem sobre você para dar direção, discernimento e sabedoria para você ver as coisas de acordo com a Palavra de Deus. Eu quero que você nunca esqueça disso, pois aqui está o segredo do casamento”.

O Bispo Macedo reforçou que casamento não é simplesmente trocar juramentos diante de testemunhas, mas envolve esse temor a Deus. E temer a Deus não é ter medo dEle, mas considerá-Lo como primeiro em sua vida.

“Quando há o temor, quando há união apoiada no temor para com Deus, então cada um sabe do seu lugar no casamento. Como esposa, ela (Ester) tinha a obrigação de me respeitar, de se sujeitar à minha autoridade naturalmente, sem forçar a barra, sem obrigar e sem impor. Da minha parte, eu tinha que amá-la acima de qualquer outra coisa, só não acima de Deus. Se eu não amasse a Deus, como poderia amá- la?”, destacou o Bispo.

O verdadeiro amor
Na oportunidade, o Bispo Macedo também falou sobre outro segredo para a felicidade na vida amorosa, descrito em 1 João 2.15: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.

O amor do Pai ao qual o apóstolo João se refere é o amor de Deus, caracterizado pelo Espírito Santo dentro da pessoa. Somente quem se entrega, quem se submete e quem O teme é que recebe o Espírito dEle. “Se você tem o Amor do Pai, pode ter certeza que Ele vai guiar você para outro amor que também tem o Amor do Pai”, garantiu o Bispo Macedo aos solteiros, orientando-os sobre a importância de procurar alguém que compartilhe a mesma fé, sempre colocando Deus em primeiro lugar.

Entre rotinas e resultados
Quando foi a última vez que você saiu da rotina? Essa foi uma das indagações que o Bispo Renato Cardoso fez aos alunos da Terapia do Amor. Ele lembrou que o ser humano vive de forma rotineira e isso tem implicações em toda a vida. “A vida que você tem hoje é resultado das suas rotinas”, refletiu o Bispo, que logo ensinou: “se você quer mudar a sua vida, primeiro você não tem que pensar no resultado que quer, mas na rotina que você tem que mudar e que vai trazer o resultado que você quer”.

Em outras palavras, pessoas que buscam mudanças na vida amorosa e em outras áreas precisam refletir sobre suas rotinas e avaliar quais estão ajudando ou atrapalhando seus resultados. Depois de adotar boas rotinas, é só manter os novos hábitos para constatar que a transformação vai aparecer naturalmente.

Casamento com Deus
O relacionamento com Deus é análogo ao relacionamento conjugal. Por isso, a palestra também foi marcada pelo casamento com Deus, embasado na passagem de Isaías 54.4-7. O Bispo Renato reforçou que o Criador sempre quis – e continua querendo – se casar e fazer uma aliança com o ser humano. Para isso, é necessário aceitar a proposta dEle, dizendo “não” ao mundo e ratificando essa aliança diariamente.

E Cristiane Cardoso afirmou: “às vezes você passou por muita coisa na vida e entrou na rotina de não depender de ninguém, não esperar nada de ninguém e você tem esse comportamento até com Deus. Você não deixa Deus cuidar de você. Você pode ter reservas com pessoas, mas não com Deus. Com Deus, a gente tem que deixar Deus fazer a Vontade dEle, cuidar da gente. Isso é se entregar e aceitar casar com Ele”.

O casamento com Deus é selado com o Amor do Pai dentro da pessoa, após uma entrega sincera e sem reservas. Por isso, o temor a Deus é o primeiro passo para que o Espírito Santo possa habitar na pessoa e, muitas vezes, isso requer mudanças na rotina a fim de que haja um real casamento com Deus e, consequentemente, uma vida amorosa feliz pautada na Palavra dEle. Para aprender mais, participe da Terapia do Amor, que ocorre toda quinta-feira, nos templos da Universal, em vários horários.

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: Demetrio Koch