Talvez, o seu espelho não lhe contou isso

Medite nesta mensagem do Bispo Renato Cardoso

Imagem de capa - Talvez, o seu espelho não lhe contou isso

Todo mundo é bom aos seus próprios olhos. Todo mundo é justo segundo a sua própria justiça. Todo mundo é sábio segundo seu próprio entendimento. Nós somos péssimos juízes de nós mesmos. Às vezes, não ligamos para os nossos erros e falhas, mas somos agressivos com o jeito do outro.

Há pessoas, que mesmo com o passar do tempo, não mudam sua mentalidade. Não entendem que precisam se desenvolver como pessoa. Porque não conseguem enxergar as próprias falhas. Ficam se justificando como certas. A culpa é sempre das outras pessoas. Por isso, é preciso saber enxergar em que se precisa melhorar. E este caminho de autoconhecimento e correções deve ser contínuo ao longo da vida.

Certa vez, o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “… Não há um justo, nem um sequer.” Romanos 3:10

“Pense nesta afirmação. Segundo Deus, não há um justo na face da terra. Nenhum. Ninguém é justo segundo a reta justiça. Aqui, não é segundo a própria justiça de cada um, mas segundo a reta justiça. Quando nós colocamos o padrão Divino de Justiça, que é o verdadeiro padrão, e julgamos a pessoa considerada mais justa deste mundo, ela não alcança este padrão”, explicou o Bispo Renato Cardoso, durante recente programação “Inteligência e fé“.

Avaliação sincera

Desse modo, o Bispo acrescentou que só esta passagem já é o suficiente para nos trazer humildade diante de Deus. Temos que reconhecer que não somos perfeitos e que erramos, mesmo quando não enxergamos isso. “Ainda que você não enxergue suas falhas, elas estão aí. Talvez, você pense que é uma pessoa tão boa, que é quase perfeita”, disse.

O problema é que enquanto a pessoa não percebe estas falhas, ela não melhora como ser humano. Ou seja, enquanto a pessoa se acha ótima, ela não se esforça para mudar. E este é o grande tropeço de muitos. Não é que você tenha de se autocondenar e ficar se colocando para baixo o tempo todo. Trata-se de humildade para reconhecer a própria real condição e mudar para melhor, segundo a Palavra de Deus.

O próprio Senhor Jesus alertou sobre este tema, quando disse: “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” Mateus 7:3

Por isso, em vez de olhar para os defeitos das outras pessoas, olhe para si, com sinceridade. Lembre-se: todos nós precisamos do perdão, da misericórdia e da graça de Deus.

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: Getty Images