Tal pai, tal filho

Aplique a disciplina familiar em sua vida

Imagem de capa - Tal pai, tal filho

Você já pensou sobre o papel de um pai na vida de um filho? O pai é aquela pessoa que transmite segurança para a família, é o líder que sabe orientar e ensinar os filhos sobre o que é certo fazer. Ele é um exemplo a ser seguido, trabalha e provê a família, toma decisões importantes, não é egoísta e impõe regras. É aquela pessoa a quem o filho recorre quando tudo está dando errado, porque ele confia plenamente que o pai tem a solução para tudo.

Esses deveriam ser alguns dos conceitos para a palavra “pai” na sociedade, mas, infelizmente, nem sempre é assim. Há filhos que crescem desamparados de uma figura paterna ou talvez nunca chegaram a conhecê-la. E isso pode trazer problemas para o pleno desenvolvimento da criança.

Pais indisciplinados, filhos desrespeitosos

O pai tem um papel importante na vida do filho, é algo presente no cerne da biologia humana. E foi para gerar uma reflexão sobre o papel de ambos na família que o Projeto IntelliMen promoveu o 10º encontro, conduzido pelo bispo Clodomir Santos, no Templo de Salomão, localizado na capital paulista.

“Eu que vivi dos meus 12 aos 17, 18 anos na marginalidade, no tráfico de drogas, sei o quanto isso é grave. Porque todo rapaz filho de mãe solteira, que não tem a figura do pai, que não sabe quem é o pai, é mais revoltado do que os outros”, destacou o bispo Clodomir.

Por isso, um lar desestruturado gera filhos também assim, o que cria um ciclo vicioso de problemas familiares na sociedade. “Nós vivemos em uma geração em que a mãe não sabe ser mãe, porque toda mulher que não sabe ser esposa não sabe ser mãe. E por isso não há respeito dos filhos nem com a mãe e muito menos com o pai. Então, você vê o que acontece na sociedade. Toda essa violência, todo esse caos, toda essa desgraça que nós vemos tomando conta das nossas ruas, toda essa falta de respeito. Isso tudo começa dentro de casa. Não há melhora, não há sinal de melhora. E a tendência é piorar”, acrescentou o bispo.

Quando um pai é indisciplinado em suas atitudes, toda a família sofre. A esposa e os filhos são expostos a dores por causa da imaturidade do homem que tem o dever de cuidar da família.

Se você não encontrou em seu pai um exemplo a ser seguido, não tenha mágoa dele, mas torne-se o bom homem que você gostaria que ele tivesse sido. E se você não teve a chance de conviver com um pai, saiba que Deus é o conforto paterno que você pode buscar, Ele lhe ama e quer o melhor para a sua vida.

Hoje em dia o respeito é fundamental para que haja um bom relacionamento interpessoal. Se você é homem e deseja mudar suas atitudes, a hora é agora. Participe do projeto Intellimen e aprenda como ser um homem melhor. Para mais informações sobre o grupo clique aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Fotolia