Supermodelo Linda Evangelista se esconde por ter ficado permanentemente deformada

Procedimento estético causou efeito contrário ao que esperava

Imagem de capa - Supermodelo Linda Evangelista se esconde por ter ficado permanentemente deformada

Conhecida nos anos 90 por sua beleza que chamava atenção, atualmente a supermodelo canadense Linda Evangelista, de 56 anos, se esconde após procedimento estético que a deixou deformada de forma irreversível.

Recentemente em seu perfil no Instagram, Linda desabafou ao contar o motivo de estar isolada do público por cinco anos. Ela realizou um procedimento no rosto para diminuir gordura, mas o efeito foi inverso. 

“Eu desenvolvi uma hiperplasia adiposa paradoxal ou PAH (sigla em inglês), um risco do qual eu não fui alertada antes de passar pelos procedimentos. O PAH não apenas destruiu meu sustento, como me colocou em um ciclo de grande depressão, profunda tristeza, e nos níveis mais baixos de autodesprezo. Neste processo, me tornei reclusa”⁠, relatou ela. 

Tendência ilusória

Em um cenário onde cada vez mais pessoas buscam por mudanças estéticas, pesquisas apontam um aumento significativo da procura por procedimentos como a harmonização fácil. E isso não se restringe apenas a famosos, anônimos também tem buscado mudanças na aparência e o resultado nem sempre tem sido satisfatório. 

No Brasil, mesmo durante a pandemia, ficou registrado o crescimento de 30% de procedimentos estéticos. Porém, a psicóloga Vania Campos avalia que o desejo de cuidar da aparência e do corpo não é o problema, no entanto é necessário entender o que motiva essa ânsia pela perfeição.

“Nas redes sociais, todo mundo aparece feliz, belo, com a pele perfeita e muitas pessoas começam a se comparar e a se perguntar ‘por que eu não estou assim?’ A própria mídia coloca como referência de beleza e de ‘sucesso’ mulheres que passaram por cirurgia plástica, então as pessoas criam essa fantasia da perfeição”, pontua a especialista.

Como se não bastasse a mídia e os filmes hollywoodianos, agora as redes sociais com seus filtros de embelezamento têm sido fatores que endossam o desejo pela aparência impecável. 

Mas, como encontrar a verdadeira beleza?

Enquanto muitos correm à procura de uma beleza irreal e de parecer cada vez mais jovem, deixam de lado o verdadeiro valor adquirido com a experiência de vida. A escritora e apresentadora Cristiane Cardoso explica sobre a importância de reconhecer esse aprendizado conquistado ao longo dos anos. 

“Com o passar do tempo, a aparência do corpo pode não melhorar, mas a pessoa que está dentro fica mais forte e melhor, pois toda vez que aprendemos algo sobre nós mesmas, rejuvenescemos e melhoramos aos nossos próprios olhos e não aos olhos dos outros”, declarou ela em um dos vídeos publicados em sua coluna

Desta forma, a verdadeira beleza está dentro de si mesmo e não fora. Então, em vez de procurar melhorias constantes na aparência, busque o aprimoramento interior, que é duradouro e real.

Para aprender mais sobre isso, participe nesse sábado, 2 de outubro, às 18h, no Templo de Salomão, do encontro Godlywood Autoajuda. Na oportunidade, Cristiane Cardoso realizará uma palestra especial para todas as mulheres.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: Reprodução The Times