Suicídio entre mulheres cresce 50% em 10 anos

Pesquisas mostram que problemas psicológicos e emocionais também afetam mais o público feminino

Imagem de capa - Suicídio entre mulheres cresce 50% em 10 anos

Várias pesquisas mostram que suicídio e problemas psicológicos aumentam entre o público feminino. No Brasil, entre 2009 e 2019 o número aumentou 50%. Entre os homens o aumento foi de 37% no mesmo período, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Outros estudos também revelam que a pandemia teve mais impacto na saúde mental das mulheres do que dos homens. No exame feito pela ONG americana Kaiser Family Foundation, mas elas afirmaram que a preocupação ou estresse ligado o novo coronavírus teve impacto negativo em seu psicológico. Foram 53% contra 37% dos homens, ou seja, uma diferença de 16%.

Os motivos para isso podem ser a sobrecarga de responsabilidades e exigência de produtividade. Por exemplo, a preocupação com trabalho, aliada às aulas online dos filhos e tarefas domésticas.

Leia também: Os 5 sintomas secretos da depressão mais perigosa

A solução do Alto

Muitas pessoas já tinham problemas psicológicos que se agravaram durante a pandemia. Outras passaram a apresentar esses sintomas ao enfrentar a quarentena, o isolamento social e a incerteza do futuro.

Infelizmente, o mundo todo está enfrentando este cenário de dúvida, ninguém sabe exatamente o que fazer, seja no campo da ciência ou da política. As pessoas ficam com os nervos à flor da pele.

“Quando a pessoa chega no colapso espiritual, mental e emocional, as suas estruturas cedem, o chão sai dos seus pés. As cobranças são muitas e o mal se aproveita dessa situação e lança pensamentos de fracasso. Eles se acumulam e ela perde as forças”, explica o Bispo Renato Cardoso.

Mas quando a pessoa tem o Espírito de Deus como sua base, permanece segura mesmo em meio ao caos. Quando Ele é o seu refúgio, passa a ter uma estrutura infalível e invencível. “Esta é a cura e blindagem contra a depressão, pois é impossível alguém que tem o Espírito Santo ficar depressiva. Claro que terá lutas, mas também terá condições de vencer”, acrescenta o Bispo.

Se você enfrenta esses problemas e precisa de ajuda, participe do Tratamento Para a Cura da Depressão e outros problemas da alma. O encontro acontece toda sexta-feira, no Templo de Salomão, às 7h, 10h, 12h, 15h e 20h. O endereço é Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste de São Paulo.

Você também pode ir a qualquer Universal. Encontre o endereço mais próximo da sua casa aqui.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Foto: Getty Images