Suas habilidades podem valer dinheiro
Avalie se o que você sabe fazer pode virar um negócio lucrativo e sustentável
Já pensou que aquele seu talento meio esquecido, como desenhar, ser bom em organização ou fazer pequenos consertos, pode virar desde uma alternativa de trabalho (caso esteja fora do mercado) até uma fonte de renda extra? Muita gente está transformando hobbies e habilidades pessoais em serviços que geram dinheiro e até criando novas atividades. Mas como começar? Quais ferramentas usar? Como plataformas de anúncios de serviços, redes sociais e até a inteligência artificial podem ser aliadas nesse processo?
Primeiro passo
Para Marcos Pelozato, especialista em reestruturação empresarial e gestão de crise, o primeiro passo é usar o autoconhecimento: “É fundamental olhar para o passado e recordar o que trazia verdadeira felicidade e completude, independentemente de obtenção de valores financeiros. Reveja quais são as suas paixões pessoais. Habilidades em áreas como pintura, música, artesanato ou qualquer outra podem ser usadas para agregar valor à atividade principal ou se transformar em um negócio autônomo”, avalia.
“Plano B”
Segundo Pelozato, é possível unir o útil ao agradável e ainda manter o respeito à própria essência. “Ao longo da vida, as pessoas tendem a se moldar às expectativas sociais, afastando-se, muitas vezes, do que realmente as faz felizes. Um ‘plano B’ pode surgir quando a atividade principal já não é satisfatória. Isso pode fortalecer emocionalmente a pessoa e, por sua vez, impulsionar o sucesso nos negócios existentes ou abrir novas oportunidades”, analisa.
Diversos segmentos
Ele afirma que há diversos segmentos em que profissionais podem se capitalizar com seus conhecimentos e elenca alguns deles: “Na área financeira e contábil há uma grande falta de bons profissionais com habilidades em lidar com números e que conheçam sistemas operacionais de controle financeiro e Excel. Profissionais que buscam uma alternativa também podem utilizar a internet como ferramenta para venda de produtos ou serviços”, cita.
Inteligência artificial
Ele diz que, embora seja possível usar até habilidades manuais esquecidas, não se deve deixar de aprender a usar a inteligência artificial (IA). “É uma área muito nova com grande demanda por profissionais. Faltam pessoas com capacidade para manuseá-la, extraindo seu melhor potencial e adaptando-a a nichos específicos. É que a IA precisa se especializar e ser treinada para atender com excelência, de modo semelhante a um advogado que se especializa em uma área do direito, por exemplo”.
Metas
Contudo ele salienta a importância do estabelecimento de metas na nova empreitada. “Há a necessidade de ‘decretar na mente’ os objetivos desejados, materializando-os. Eu, por exemplo, tenho uma meta diária de fechar um contrato novo de recuperação judicial e a meta futura de dez contratos por dia. Sabendo da minha meta, eu já vou me estruturando hoje com os sistemas, com tudo que eu preciso para fazer acontecer e manter o meu compromisso de entrega”, observa.
Mente e corpo sãos
O especialista também adverte que é preciso estar bem mentalmente. “Se está tudo bem dentro da sua casa, em equilíbrio, o mesmo também costuma acontecer no seu trabalho e vice-versa. Se você está bem mentalmente e fisicamente, isso também gera confiança no seu trabalho e abre portas”, diz.
Formalização
Para Pezolato, muitos negócios baseados em habilidades pessoais podem até começar na informalidade, mas precisam ser legalizados. “Formalizar um negócio é essencial para garantir competitividade, segurança e clareza financeira, pois revela a viabilidade real do negócio e protege contra problemas legais. Além disso, transmite confiança e credibilidade ao mercado. Mesmo em áreas simples, como o artesanato, a profissionalização ajuda a se destacar e ter uma estrutura mínima, como equipamentos e conhecimento básico de gestão e tributação, é indispensável”.
Fé no processo
Pelozato afirma que ter clareza sobre o que se deseja alcançar é essencial para traçar um caminho concreto rumo aos objetivos. “Quando se tem uma meta bem definida e fé no processo, é possível estruturar ações e manter o foco para que os resultados aconteçam. O segredo é visualizar o destino, alinhar os passos e adaptar a jornada conforme os recursos e ambições, sem perder de vista o que realmente traz satisfação – seja o sucesso profissional, seja a simplicidade da vida”, conclui.
Nova visão
Para usar suas habilidades de forma plena, participe das reuniões Prosperidade com Deus que acontecem às segundas-feiras em todas as igrejas Universal. Os encontros trazem uma nova visão para milhões de pessoas e são inspirados na Palavra de Deus.
Saiba mais
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!
English
Espanhol
Italiano
Haiti
Francês
Russo