Sua prioridade define quem você é

Aquele que tem a obediência a Deus como primeira preocupação chega à plenitude em todas as áreas de sua vida. Saiba o porquê

Imagem de capa - Sua prioridade define quem você é

Muitas pessoas têm como prioridade a realização pessoal e se esforçam para satisfazer seus desejos e concretizar seus sonhos. Elas buscam ter cada vez mais condições para alcançar seus objetivos, almejam receber bênçãos, ter dinheiro, obter conquistas e toda sorte de bens materiais.

Todavia há também aqueles que buscam ser ricos, mas para com Deus, e fazem desse desejo sua prioridade. E o que é ser rico para com Deus? É enxergar, nas bênçãos que recebe, a oportunidade de contribuir com a Obra dEle, é investir não nos próprios sonhos e projetos, mas nos de Deus. Atitudes desse tipo têm somente aqueles que reconhecem que um dia chegaram à igreja sofrendo com problemas aparentemente sem solução, aqueles que foram acolhidos, receberam a Presença e as bênçãos de Deus e querem conceder aos outros a mesma oportunidade de transformação que tiveram. Para essas pessoas, o mais importante é ganhar almas para o Reino de Deus, pois elas são conscientes da volta do Senhor Jesus e entendem que a Salvação é urgente. Elas veem a Igreja como pronto-socorro espiritual e, assim, têm a mesma intenção de Deus: salvar. E isso não dá errado nunca – pelo contrário, quem pensa e age assim é cada vez mais abençoado.

Prioridade da Universal
A Salvação de almas tem sido a principal meta da Universal, ou seja, levar, com urgência, a Palavra da Salvação ao maior número de pessoas possível e, quanto mais igrejas estiverem abertas até a volta do Senhor Jesus, mais pessoas serão salvas. Mesmo com dificuldades durante a pandemia, diversas igrejas foram inauguradas pela Universal, outras estão em construção ou prestes de serem inauguradas. O trabalho avançou com toda a força para alcançar almas, como mostra o boxe da página 19. Todo esse avanço não foi fácil e só tem sido possível com a ajuda dos membros e obreiros, que compartilham desse mesmo sentimento de gratidão a Deus e do desejo de salvar, como afirma o Bispo Carlos Oliveira, responsável pelo Departamento de Engenharia da Universal (Engiurd): “a visão da Igreja é remir o tempo com o objetivo de salvar o maior número de almas. E todas essas construções só foram e são possíveis graças às contribuições dos dizimistas e ofertantes, que são gratos ao que Deus tem feito por eles e não medem esforços para levar a mesma oportunidade de mudança de vida para outras pessoas, por meio de sua fidelidade”. O Bispo ainda ressalta que, de alguma maneira, todos podem contribuir para o crescimento do Reino de Deus, seja evangelizando, seja patrocinando a construção de novas igrejas e a manutenção das existentes. “Muitos não têm disponibilidade para dedicar tempo à evangelização, levando a Palavra de Deus aos aflitos, perdidos e necessitados, mas, indiretamente, o fazem por meio de suas doações. Todos podem se tornar colunas da Obra de Deus com uma expressão de Fé, investindo nestes Lugares Sagrados, que estão sendo edificados com o único objetivo de levar a Salvação aos perdidos.”

O projeto de Deus antes dos projetos pessoais
No interior do Paraná vive o empresário Luiz Carlos Patslaff, (foto abaixo) de 55 anos, que chegou à Universal cheio de problemas e que, depois de conhecer o poder da Fé no Senhor Jesus, teve sua vida transformada. Ele conta que não foi fácil porque a igreja era distante, mas isso não o fez desistir: “eu cheguei na Universal há mais de 20 anos. Eu estava divorciado, desempregado e cheio de complexos quando um amigo me convidou. Naquela época, na nossa região, não tinha Igreja Universal. A mais próxima ficava a 130 km. Depois de um tempo, ela chegou a um Estado mais próximo, que fica a 60 km. Até que um dia chegou na cidade vizinha, que é Santa Isabel, e participo desde então. Deus tem me abençoado desde o momento que cheguei à Igreja”.

Ele destaca dentre as bênçãos o casamento com a engenheira agrônoma Mariluci Novelo Patslaff, de 51 anos, a libertação dos complexos e a conquista de uma empresa. Luiz conta que os problemas não acabaram, mas, com a direção de Deus e usando a Fé, todos foram vencidos: “um dos problemas pelos quais passei foi que minha esposa não podia ter filhos. Participando das reuniões e fazendo propósitos de Fé, Deus nos abençoou com trigêmeos, que hoje estão com 12 anos. Eles também participam das reuniões comigo e minha esposa. De desempregado passei a dono de empresa e ela dá trabalho para muitas pessoas. Sozinha a pessoa conta com sua capacidade, força e conhecimento, que são finitos, mas, com Deus, todos os problemas são superados pela Fé na Promessa de Sua Palavra, que é o que me sustenta”.

Luiz relata que é grato pelas muitas ações de Deus em sua vida e que, por meio de palavras e atitudes, demonstra essa gratidão e o desejo de que outras pessoas tenham essa experiência transformadora em suas vidas. Com pouco tempo para se dedicar a um grupo de trabalhos evangelísticos, ele encontrou uma maneira para contribuir com o crescimento do Reino de Deus: “eu sempre quis ajudar nos trabalhos da Universal, mas, em razão do meu trabalho, não consigo sair para evangelizar e convidar as pessoas para ir à igreja. Foi aí que nasceu, dentro de mim, o desejo de um dia construir uma igreja. Deus me abençoou, esse momento chegou e estamos construindo uma igreja!”

O casal revela que a família mora de aluguel e que, em vez do projeto da casa própria, priorizou a construção da igreja, como forma de gratidão por tudo o que Deus realizou em suas vidas e pelo desejo de salvar almas. “Estamos levantando essa obra e é uma alegria para mim e para minha família poder fazer isso, pois é pouco diante de tudo o que Deus tem me dado durante esses anos. O meu bem maior é o Espírito Santo. Ele é a garantia da vitória e da Salvação. Sonho um dia poder fazer uma igreja dentro de um presídio porque vejo que é uma grande necessidade, finaliza.

Rico para com Deus
Em reunião recente, o Bispo Renato Cardoso falou do testemunho de Luiz: “olhe o Espírito, olhe o que é você prosperar e o que é ser rico para com Deus e querer riqueza não para si. Com certeza, ele tem uma vida confortável. Fico imaginando quando Deus der uma casa própria para ele e como vai ser a casa dele. Então, veja o Espírito da pessoa”.

Na ocasião, o Bispo disse que, quando a vida de alguém não se desenvolve, é preciso olhar para as intenções. De acordo com ele, “há quem dê a oferta com uma mão e já esteja com a outra estendida para pedir. Quando você dá com a intenção de receber um benefício próprio, então, as suas intenções não estão alinhadas com o Espírito de Deus. Ele já prometeu que quem dá recebe. Você não precisa se preocupar em receber. Você tem que se preocupar com a qualidade do seu dar e com a intenção do seu dar. A promessa já garante que você vai receber. Não se preocupe”.

Gratidão em prática
No Rio de Janeiro mora o empresário Antônio Ubiracy de Sousa Lima, (foto abaixo) de 51 anos, que também tem a visão de ser rico para com Deus. Por gratidão ao Altíssimo, ele também desejou fazer algo em benefício de outras pessoas. Lima conta que nasceu no interior do Ceará, foi criado pela mãe e enfrentou muitos obstáculos: “tive uma infância muito difícil. Aos 13 anos vim para o Rio de Janeiro e fui morar de favor na Rocinha. Lembro que eu dormia debaixo de uma escada. Arrumei um emprego de entregador com bicicleta e trabalhei muito nessa empresa até chegar a gerente.

Me casei, obtive algumas conquistas, mas acabei perdendo tudo, inclusive o casamento. Também contrai uma dívida de mais de R$ 200 mil. Me envolvi nos vícios de bebidas e jogos, na prostituição, em coisas erradas e cheguei no fundo do poço”.

Foi nessa situação que, em 1998, um amigo o convidou para assistir a uma reunião na Universal. Mesmo não acreditando, ele aceitou o convite e guardou as palavras que ouviu: “o pastor estava falando que Deus poderia mudar minha história mesmo que nem eu acreditasse. Desejei essa mudança e continuei frequentando as reuniões. A primeira mudança aconteceu dentro de mim e, depois que tive um encontro com Deus, larguei amizades, vícios, coisas erradas e me entreguei totalmente no Altar. Hoje sou um homem transformado”.

Lima afirma que, desde então, sua vida se desenvolveu em todos os sentidos. Ele recebeu a direção de Deus para empreender e conquistou uma vida confortável. Apesar dos bens materiais, nada se compara ao Espírito Santo em sua vida: “hoje sou um homem de Deus e fui totalmente transformado. Minha maior riqueza é o Espírito Santo dentro de mim. Depois de muitas tentativas de ser feliz sentimentalmente, conheci minha esposa participando das reuniões e hoje somos casados e felizes. Temos o privilégio de servir a Deus como obreiros. Eu agradeço a Deus por um dia ter encontrado uma Universal de portas abertas para me receber. Foi lá que minha vida mudou”.

Sua esposa, a também empresária Cristiane Jordão Lima, de 45 anos, conta que chegou à Universal depois do divórcio e com problemas interiores: “ouvi uma proposta de mudança de vida, aceitei o convite e fui até a reunião. A partir daquele dia tudo mudou dentro de mim. Eu, verdadeiramente, conheci a Deus e me entreguei a Ele. Todas as minhas frustrações e tristezas foram embora. Hoje sou feliz e realizada. Conheci meu esposo ao frequentar as reuniões, nos casamos em 2016 e temos um casamento abençoado. Deus tem nos dado o melhor por meio de uma vida de qualidade”.

O raciocínio humano se baseia em quanto mais se subtrai, menos se tem, mas, na Matemática Divina, quando usamos nossos recursos em prol do necessitado, Deus acrescenta mais e mais à nossa vida. A pessoa que estende a mão ao próximo sempre tem suas necessidades atendidas, como descrito em Provérbios 11.25: “A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido”.

Imbuídos do Espírito de generosidade, em setembro de 2019 o casal Lima construiu e doou uma igreja Universal.

“Por gratidão a tudo o que Deus fez por mim, decidi construir e doar uma igreja. Quero que todos os dias mais uma porta esteja aberta e mais almas sejam ganhas para Deus. Além disso, doamos um apartamento para ser morada de pastores que passarem pela igreja. Estamos felizes em ver pessoas tendo suas vidas transformadas por meio dessa igreja. Hoje entendo o valor de uma alma e esta é nossa maior alegria: ganhar almas.”

Priorizar e querer
Nem todos construirão igrejas, mas é certo que todos aqueles que recebem uma de Deus nova vida desejam que outras pessoas também recebam. Não são necessárias circunstâncias perfeitas para isso, uma vez que, dentro das condições de cada pessoa, é possível colaborar com o crescimento do Reino de Deus, seja evangelizando, seja ajudando a manter a igreja com suas ofertas.

Essa ajuda pode ser realizada não apenas de forma monetária, mas até mesmo com o talento que a pessoa tem, como fez o pedreiro de manutenção Júlio César dos Santos, (foto abaixo) de 56 anos, que é funcionário do Centro Socioeducativo Irmã Asunción de La Gándara Ustara (Cense), unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), localizado no Rio de Janeiro.

Foi trabalhando que ele ouviu a Palavra de Deus, propagada por voluntários do projeto Universal Socioeducativo, que tem como prioridade ensinar a fé transformadora e resgatar jovens que cumprem medidas socioeducativas. Para isso, o grupo realiza o trabalho evangelístico em unidades que atendem os menores.

“Vi como a Universal estava presente no trabalho socioeducativo com a realização de orações e aconselhamentos. Eu admirava o trabalho realizado. Eu sempre andava pelos alojamentos dos menores e ouvia as pregações. Um dia ouvi que havia saída para a vida daqueles jovens. Eu pensei: ‘se tem solução para eles, terá para mim também’”, recorda.

“Foi assim que comecei a frequentar a Universal em 2016, mas peguei firme no começo de 2020”. Ele revela que enfrentava conflitos no casamento, se sentia triste e sem paz, mas, buscando a Presença de Deus, tudo mudou: “hoje sou muito feliz com minha esposa e minha família. Tenho a paz e a alegria que vêm do Espírito Santo”.

Na unidade em que Júlio César trabalha, um espaço foi cedido pelo diretor para que ali fossem realizados os encontros de Fé. Ele não pensou duas vezes e assumiu a reforma do local com a doação da mão de obra. O trabalho foi realizado nos finais de semana e no seu horário de almoço. “O que me motivou foi ver como aqueles meninos precisam de Deus. O lugar estava abandonado e Deus me tocou para realizar aquela reforma com o objetivo de ganhar almas. Eu fiquei muito feliz quando vi os adolescentes aceitando o Senhor Jesus. Sei que muitos outros também podem passar por essa transformação. É uma grande alegria ver aquelas vidas sendo transformadas. Foi uma oferta que eu dei para Deus. Ninguém me pediu. Foi uma satisfação fazer isso. Deus me honrou para que eu pudesse honrá-lo”, afirma.

O que você tem feito?
A Bíblia é muito clara ao orientar os cristãos a se doarem em benefício de quem necessita. Em Atos, 20.35, por exemplo, há a seguinte recomendação: “Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

Nesse versículo, Paulo orienta os discípulos quanto à necessidade de ajudar os necessitados. De acordo com os ensinamentos, essa prática deve estar acima de qualquer objetivo pessoal, doando-se aos enfermos –física ou espiritualmente – como se estivessem se doando ao próprio Deus e com a consciência de que Aquele a Quem servem sonda o seu coração e os recompensará.

E você, caro leitor, o que tem priorizado em sua vida? De qual maneira tem contribuído para o ganho de almas?

Quais são suas intenções ao fazer ou negligenciar a sua parte?

É muito importante que você faça essas reflexões e que o caminho ensinado pelo Evangelho seja adequadamente seguido. Faça como a Universal que, mesmo em meio às dificuldades, tem avançado. Como destacado anteriormente, é necessário remir o tempo. Afinal, uma alma não tem preço. Quando a pessoa une as suas intenções com as de Deus, não existe erro.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty images, cedida, Ozair Júnior, Virtual Socioeducativo (RJ)